17º Encontro Nacional de Inovação apresentou a transferência de conhecimento sustentável
Divulgação
Redação
Educação
Mato Grosso recebeu esta semana a 17ª edição do Encontro Nacional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). O evento ocorreu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com início na segunda-feira (23) e encerrando as atividades hoje (27). O tema desta edição foi ‘Inovação para o desenvolvimento sustentável’.
Com a participação de gestores de instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, o evento ocorreu simultaneamente com a 8ª edição do Congresso Internacional do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNit) e a 13ª edição do ProspeCT&I.
Organizado pelo Fortec e pelo seu programa de pós-graduação, o ProfNit, as atividades tiveram como anfitriões locais o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
O quinto e último dia contou com duas mesas-redondas: ‘Inovação e avaliação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)’ e ‘Transferência de conhecimento e desenvolvimento sustentável em Mato Grosso’.
A primeira mesa abordou a relação dos ambientes de inovação, principalmente do Profnit, com a Capes, responsável por avaliar a qualidade dos programas de pós-graduação no Brasil. A conversa contou com o coordenador da Área Interdisciplinar da Capes, Eduardo Winter, que dialogou com a presidente e o vice-presidente da Comissão Acadêmica Nacional (CAN) do Profnit, Tatiane Luciano Balliano e Eduardo Meireles. Foram debatidas as diretrizes que norteiam os processos avaliativos relativos à área interdisciplinar.
O evento foi encerrado com a segunda mesa, que discutiu o papel das instituições do Estado de Mato Grosso e suas contribuições para promoção do desenvolvimento sustentável em um ambiente de inovação. Os palestrantes foram o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Allan Kardec; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMT, Epaminondas Magalhães; a diretora da Agência de Inovação (Aginov) da Unemat, Jussara Araújo; e a chefe do Escritório Regional Centro-Oeste/Norte do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Milene Dantas Cavalcante. O debate foi moderado por Jaqueline Albino, organizadora do evento, diretora do Fortec e profissional técnica da Unemat, onde atua como assessora jurídica da Aginov.
Jaqueline Albino enfatiza que o evento foi um trabalho e uma batalha conjuntos da Unemat com o Fortec e o IFMT. “Foi um evento maravilhoso. As pessoas saíram daqui impactadas com as discussões, então valeu muito a pena”, disse a organizadora. “A nossa mesa de encerramento falou muito do que Mato Grosso tem feito, das perspectivas de mudanças e de inovação que temos. As pessoas gostaram muito de conhecer um pouco mais da inovação e tecnologia desenvolvidas em Mato Grosso”, completou Jaqueline.
O secretário Alan Kardec afirma que a expectativa é trazer novamente o Encontro Nacional para Cuiabá e fazer com que o ecossistema de inovação mato-grossense amadureça e se torne um dos principais do Brasil. “Estamos muito felizes de trazer o Brasil para cá para que conheçam as nossas ações na área de inovação, de ciência e de tecnologia, que conheçam tudo aquilo que o Mato Grosso pode contribuir com a nossa gente mas, especialmente, com o País e com o mundo”, garante o secretário.
“É um momento ímpar, a presença do Fortec aqui no Estado de Mato Grosso é uma oportunidade para mostrarmos as propriedades intelectuais que estão sendo desenvolvidas dentro da Universidade do Estado de Mato Grosso, bem como o gerenciamento da nossa política de inovação, e de também conseguirmos aprender com os demais ecossistemas como podemos melhorar aqui na nossa Universidade”, disse diretora da Aginov Unemat, Jussara Araújo.
O presidente do Fortec, Gesil Amarante, assegura que é muito bom ter as instituições do Estado anfitrião participando intensamente da programação do evento. “Estamos muito felizes não só com a qualidade do evento, mas com a qualidade do acolhimento de Mato Grosso e da qualidade também do que está sendo feito aqui para desenvolver o Estado e o Brasil”, declara o presidente.