Pix Parcelado terá regulamentação em setembro e promete ampliar acesso ao crédito no Brasil
Redação
Nova modalidade
O Banco Central confirmou que a regulamentação do Pix Parcelado será publicada no fim de setembro, trazendo padronização e regras claras para o funcionamento da nova modalidade de pagamento. A ferramenta permitirá que o comprador parcele transações via Pix com crédito concedido por instituições financeiras, enquanto o vendedor receberá o valor integral imediatamente.
Segundo o presidente do BC, Gabriel Galípolo, a medida deve beneficiar cerca de 60 milhões de brasileiros sem acesso a cartão de crédito, permitindo compras de maior valor com juros mais competitivos. “O objetivo é ampliar o acesso, padronizar a experiência e estimular o uso consciente do crédito”, destacou.
A novidade faz parte de um calendário de evoluções do sistema Pix, que também inclui o autoatendimento para devoluções em casos de fraude a partir de 1º de outubro, o Pix por aproximação já disponível desde fevereiro e o Pix Automático, lançado em junho.
Especialistas alertam para que consumidores fiquem atentos às taxas de juros praticadas, a fim de evitar endividamento. Desde seu lançamento, em novembro de 2020, o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais usado no país, presente na rotina de 76,4% da população.