Prefeitura de Cuiabá amplia quadro de cuidadoras para alunos com deficiência
Redação
AMPLIAÇÃO
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), contratou, entre julho e agosto deste ano, 240 novas Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs). Com as novas contratações, o município passa a contar com 1.940 profissionais que acompanham crianças com deficiência física, visual e auditiva no turno escolar.
Atualmente, 2.645 crianças recebem atendimento diário nas unidades educacionais da Capital.
Segundo o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, a ampliação atende a uma solicitação do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama Samantha Iris. “O objetivo é garantir apoio às crianças que não possuem autonomia para alimentação, higienização e locomoção”, destacou.
A coordenadora de Educação Especial da SME, professora Neuraides Ribeiro, explicou que a função do profissional de apoio está regulamentada pela Nota Técnica nº 19/2010 do Ministério da Educação e pelo Parecer nº 50, homologado em 2024 pelo Conselho Nacional de Educação. Os documentos asseguram a presença do profissional de apoio escolar — definido no artigo 3º, inciso XIII, da LDI, para auxiliar estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.
O profissional de apoio escolar atua nas atividades de alimentação, higiene e locomoção, participando de todas as atividades em que sua presença seja necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, tanto em instituições públicas quanto privadas.
Para que a criança tenha acompanhamento de um CAD, a família ou responsável deve procurar a direção escolar e apresentar laudos e documentos comprobatórios. Caso a criança apresente comportamento atípico, a equipe gestora pode solicitar avaliação multidisciplinar — composta por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo da SME —, desde que haja autorização dos pais ou responsáveis.