Câmara de Cuiabá aprova moção de repúdio contra Alexandre de Moraes por prisão de Bolsonaro


05/08/2025 às 16:12
Redação

APROVADO

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta semana, uma moção de repúdio contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acusando-o de violar os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito em suas decisões. A iniciativa foi apresentada pelo vereador Rafael Ranalli (PL) como resposta direta à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada por Moraes.

A moção foi aprovada com 15 votos favoráveis, um contrário — do vereador Prof. Mário Nadaf (PV) — e uma abstenção, da vereadora Katiuscia Mantelli (PSB).

A decisão do STF gerou reações em todo o país, especialmente entre parlamentares alinhados à direita. Em Brasília, grupos de deputados federais têm tentado travar votações no Congresso Nacional, exigindo anistia para Bolsonaro e para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

A pressão sobre Moraes também cresce fora do Legislativo federal. Em Mato Grosso, os três senadores do estado — Wellington Fagundes (PL), Margareth Buzetti (PSD) e Jayme Campos (União Brasil) — assinaram o pedido de impeachment do ministro, protocolado no Senado.

A prisão domiciliar de Bolsonaro foi decretada após os atos promovidos pela direita no último fim de semana, intitulados “Reaja Brasil”, realizados em diversas capitais. Embora proibido de participar de manifestações públicas por determinação judicial, Bolsonaro apareceu em chamada de vídeo, depois divulgada nas redes sociais, em que parabenizou os manifestantes.

A reação do vereador Ranalli, autor da moção aprovada na Câmara, foi classificada como um protesto contra o que ele chamou de censura e perseguição política. Ele também cobrou dos senadores mato-grossenses uma postura mais incisiva na defesa de garantias constitucionais e na responsabilização de ministros que, segundo ele, "extrapolam os limites da legalidade".

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Rayane Figliuzzi se pronuncia após Belo reencontrar Gracyanne no Domingão
  • Geral - Ton Lima reencontra Compadre Washington e Beto Jamaica em Cuiabá
  • Política MT - Tião da Zaeli destaca relação “tranquila” entre Executivo e Legislativo de VG
  • Geral - Virginia Fonseca leva os filhos para zoológico em Dubai
  • Política Brasil - Deputado critica prisão domiciliar de Bolsonaro e fala em “tratamento desigual” do STF
  • Política Brasil - Pivetta reage à prisão domiciliar de Bolsonaro e denuncia “ditadura jurídica”
  • Mato Grosso - Águas Cuiabá identifica mais de 5 mil ligações irregulares no primeiro semestre de 2025
  • Mato Grosso - Prefeitura fixa teto de juros de 2,9% ao mês para empréstimos consignados de servidores
  • Mato Grosso - Várzea Grande inicia agosto com 400 vagas de emprego abertas pelo Sine
  • Pelando - Ex-noiva de MC Daniel, Lorena Maria fala sobre recuperação de cirurgias estéticas