Projeto Muxirum Digital inicia aulas para idosos no centro de Cuiabá
Redação
INFORMÁTICA
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) deu início, na última quinta-feira (17), às aulas do projeto Muxirum Digital MT na região central de Cuiabá. A primeira turma foi acolhida no Asilo Santa Rita, onde adultos e idosos começaram a aprender noções básicas de informática e letramento digital.
O projeto oferece cursos gratuitos voltados à inclusão digital da população idosa e de pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Segundo a coordenadora do projeto, Danyelle Zamar, o objetivo é proporcionar autonomia e participação ativa na sociedade por meio do domínio das tecnologias. “O Muxirum Digital visa atender pessoas da melhor idade, ensinando desde o uso de aplicativos para pagamento de contas e agendamento de consultas, até a navegação segura em sites e plataformas bancárias”, explica.
Além da capacitação técnica, o projeto também atua na prevenção de golpes digitais, tema sensível entre o público da terceira idade, frequentemente alvo de fraudes online. “Não é apenas sobre usar o celular. É sobre garantir independência e segurança no dia a dia”, completa Danyelle.
A aposentada Renilda Ribeiro é uma das alunas da primeira turma e destaca que, além do aprendizado, o curso também oferece um espaço para socialização. “A gente aprende coisas novas e ainda faz amizades. É muito bom estar aqui”, comentou.
Aulas em três cidades
A fase piloto do Muxirum Digital MT contempla os municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger, com turmas de até 40 alunos cada. A expectativa da Seciteci é atender cerca de 280 pessoas até outubro de 2025.
O nome do projeto faz referência ao “Mais MT Muxirum”, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que atua na alfabetização de jovens e adultos que não tiveram acesso à escola na idade apropriada.