Cuiabá sedia 22ª edição do Cinemato com programação gratuita e foco na Amazônia
Redação
FILME
A 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato, começa nesta segunda-feira (14) e segue até domingo (20), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com entrada gratuita. O evento traz como tema “Decolonizando a Amazônia” e propõe uma reflexão sobre a construção política, cultural, econômica e social da região, valorizando os saberes e a autonomia dos povos amazônicos.
Ao todo, 48 filmes serão exibidos em mostras competitivas e sessões especiais. A mostra de longas conta com produções como Kopenawa: Sonhar a Terra Floresta (RJ), Pedra Vermelha (RS) e O Silêncio das Ostras (MG). Na mostra de curtas, 15 produções disputam o Troféu Coxiponé, incluindo quatro de Mato Grosso: O Último Varredor, Albuesas, Maira Porongyta e Reagente.
A abertura oficial acontece às 19h30, com a exibição do filme Amazonas, o Maior Rio do Mundo, do homenageado Silvino Santos (1886–1970), pioneiro no registro audiovisual da Amazônia. As sessões das mostras competitivas ocorrem diariamente às 19h, com votação do público.
Durante a semana, o festival promove o Cinema Escola (15 a 17/07, às 14h), a Sessão Melhor Idade (sexta, 18/07, às 15h) e a exibição de filmes premiados em outras edições na sessão Horas Concurs (sexta, às 19h, e domingo, às 18h30).
O encerramento será no domingo (20), com a exibição do filme Pasárgada, dirigido por Dira Paes. A atriz também entregará o Prêmio Dira Paes a uma mulher de destaque no audiovisual e nas causas socioambientais. A cerimônia de premiação será às 21h20.
A programação inclui ainda rodas de conversa, oficinas e o seminário “Decolonizando a Amazônia”. Os ingressos gratuitos estão disponíveis para retirada antecipada no site www.festivalcinemato.com.br.