Rede Estadual de MT atinge 101 escolas cívico-militares após novas consultas públicas
Redação
AVANÇO
A rede estadual de ensino de Mato Grosso passou a contar com 101 escolas cívico-militares após consultas públicas realizadas nos dias 26 e 27 de junho em 15 unidades de 11 municípios. Dessas, 14 optaram pela mudança de modelo; apenas a Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, em Rondonópolis, rejeitou a proposta.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o processo envolveu pais, responsáveis e alunos maiores de 16 anos, com votação conforme edital previamente divulgado. A decisão pela conversão considera a realidade local e visa reduzir a evasão escolar, promover disciplina e melhorar o desempenho dos alunos.
Com as novas adesões, mais de 80 mil estudantes estão matriculados em escolas cívico-militares em Mato Grosso. O secretário Alan Porto reforça que o modelo mantém o currículo tradicional, com apoio de militares da reserva na gestão disciplinar.
A Seduc já iniciou a contratação dos militares e a formação das equipes escolares para implementação do novo formato. As consultas seguiram o padrão adotado em outras 86 escolas já convertidas.