Imbróglio entre deputados do União Brasil impede licença de Botelho e expõe crise interna no partido


29/05/2025 às 15:51
Redação

IMPASSE

Um impasse entre parlamentares do União Brasil impediu a concretização de um acordo interno e levou o deputado estadual Eduardo Botelho a recuar da licença que tiraria neste mês de maio. A crise se instalou após o deputado Xuxu Dal Molin se recusar a abrir mão da vaga temporária, o que inviabilizou a convocação do quarto suplente, Baiano Filho, para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A situação foi criticada pelo deputado Júlio Campos (UB), que lamentou a quebra do acordo firmado ainda nas eleições de 2022, quando o partido estabeleceu que todos os quatro suplentes teriam a oportunidade de exercer o mandato durante esta legislatura.

“Ficou combinado que o Baiano Filho seria convocado agora, com a licença do deputado Botelho em maio, do deputado Dilmar Dal Bosco em junho e a minha em agosto. Assim ele ficaria 90 dias no cargo, o que poderia ajudar na construção de sua candidatura pelo Araguaia em 2026 e ainda somar votos para o partido”, afirmou Júlio.

Segundo ele, o gesto de Gilberto Figueiredo — primeiro suplente — ao ceder espaço anteriormente foi considerado exemplo de compromisso partidário. Já a negativa de Xuxu Dal Molin, que também já ocupou cadeira como suplente, gerou o atrito que levou Botelho a desistir da licença para evitar um conflito maior.

O episódio deve ser tema da próxima reunião do diretório regional do União Brasil, marcada para 2 de junho. Júlio acredita que a divergência pode prejudicar a unidade do partido. “Ninguém se elege sozinho. Os suplentes são essenciais para o quociente eleitoral. O União só não fez cinco deputados porque lançamos 19 candidatos, quando poderíamos ter lançado 25. Faltaram votos”, destacou.

O parlamentar também criticou o descumprimento de acordo semelhante na bancada federal. “Em Brasília, só a primeira suplente [Gisela Simona] assumiu. O segundo e o terceiro seguem esperando. Esse tipo de situação enfraquece o grupo”, concluiu.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Flávia Alessandra e Otaviano Costa renovam votos pela 6ª vez na Capadócia
  • Mato Grosso - Igor Cunha é nomeado novo secretário de Educação de Várzea Grande
  • Pelando - Carolina Dieckmann reflete sobre maldade humana após morte de Preta Gil
  • - Vereador declara guerra aos flanelinhas e critica cobrança dupla nas ruas
  • Mato Grosso - Brunini confirma renovação do contrato com o Hospital São Benedito mediante reforma custeada pela unidade
  • Mato Grosso - Iniciativa da primeira-dama Virginia Mendes garante acesso gratuito ao camarote
  • Mato Grosso - Sarau Circense leva cultura e inclusão a municípios do Araguaia com apoio da Lei Paulo Gustavo
  • Mato Grosso - Nomeado por Lula, aliado de Emanuelzinho e Fávaro é acusado de liderar fraude milionária no TJMT
  • Pelando - Cezar Black e Jenny Miranda são flagrados aos beijos em restaurante
  • Geral - Paolla Oliveira flagra Diogo Nogueira vidrado em cena de “Vale Tudo”