Dia Livre de Impostos movimenta Cuiabá com descontos reais e conscientização sobre carga tributária
Redação
É HOJE!
Nesta quinta-feira (29), Cuiabá recebe mais uma edição do Dia Livre de Impostos (DLI), promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). Mais de 900 empresas participam do evento, oferecendo produtos sem a cobrança de tributos para conscientizar a população sobre o peso dos impostos no preço final de bens e serviços.
A campanha não consiste em descontos tradicionais, mas na retirada dos tributos, evidenciando o impacto real dos impostos para o consumidor. Diversos setores estarão envolvidos, incluindo vestuário, cosméticos, móveis, combustíveis e o setor automotivo. Entre as atrações, um carro e duas motos serão vendidos sem impostos, com os compradores escolhidos por sorteio. Para concorrer, os interessados devem preencher um formulário disponível no site da CDL Cuiabá.
Realizado desde 2003, o DLI simboliza que os brasileiros trabalham, em média, até o fim de maio para pagar os impostos do ano inteiro. A ação também destaca a baixa eficiência na aplicação desses recursos em áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2024 o Brasil ficou na última colocação no Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (IRBES), que mede a eficácia do uso dos tributos arrecadados. Atualmente, cerca de 32,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é destinado ao pagamento de impostos.
Além de Cuiabá, o Dia Livre de Impostos acontecerá também no dia 29 de junho, com a participação de lojistas nos 26 estados e no Distrito Federal. Estima-se a adesão de mais de 100 mil estabelecimentos em cerca de 1,5 mil cidades, beneficiando mais de 2 milhões de consumidores, com descontos que podem chegar a 70%.
Organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e CDL Jovem, a campanha reforça a importância do debate sobre a carga tributária e a qualidade dos serviços públicos, especialmente diante da discussão sobre a regulamentação da Reforma Tributária. O objetivo é fomentar um ambiente de negócios menos burocrático, mais competitivo e socialmente justo.