Irregularidades em consignações de servidores levam deputado a sugerir comissão de acompanhamento na ALMT


21/05/2025 às 14:55
Redação

CONSIGNADOS

Diante da gravidade das denúncias envolvendo irregularidades em descontos de créditos consignados de servidores públicos estaduais, o deputado Júlio Campos (União) sugeriu, nesta quarta-feira (21), que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) acompanhe o caso mais de perto. O parlamentar cogita a criação de uma comissão especial ou o envolvimento direto da Comissão de Trabalho e Administração Pública para acompanhar os desdobramentos da investigação conduzida pelo Governo do Estado.

“Talvez fosse o caso de nós, deputados, também, por meio da Comissão de Trabalho aqui da Assembleia, acompanharmos mais de perto ou até criarmos uma comissão especial para analisar isso”, afirmou Júlio Campos à imprensa.

Na última terça-feira (20), o Executivo estadual publicou um decreto criando uma força-tarefa para apurar as possíveis irregularidades praticadas por empresas consignatárias conveniadas ao Estado. O objetivo é evitar prejuízos financeiros aos servidores e garantir eventual ressarcimento por parte das instituições envolvidas.

As suspeitas surgiram em setembro do ano passado, quando o Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo (Sinpaig-MT) apresentou denúncia à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Inicialmente, os apontamentos envolviam apenas a empresa Capital Consig, mas, desde então, se estenderam a outras 38 instituições financeiras.

Relatos de servidores ativos, inativos, aposentados e pensionistas apontam descontos abusivos, valores inconsistentes e falta de transparência sobre parcelas e prazos de pagamento. Júlio Campos ressaltou que os rumores sobre essas práticas já circulam há bastante tempo e que até o benefício MTCard, gerido pela autarquia Desenvolve MT, pode estar envolvido nas irregularidades, motivo pelo qual também deve ser incluído nas investigações.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Flávia Alessandra e Otaviano Costa renovam votos pela 6ª vez na Capadócia
  • Mato Grosso - Igor Cunha é nomeado novo secretário de Educação de Várzea Grande
  • Pelando - Carolina Dieckmann reflete sobre maldade humana após morte de Preta Gil
  • - Vereador declara guerra aos flanelinhas e critica cobrança dupla nas ruas
  • Mato Grosso - Brunini confirma renovação do contrato com o Hospital São Benedito mediante reforma custeada pela unidade
  • Mato Grosso - Iniciativa da primeira-dama Virginia Mendes garante acesso gratuito ao camarote
  • Mato Grosso - Sarau Circense leva cultura e inclusão a municípios do Araguaia com apoio da Lei Paulo Gustavo
  • Mato Grosso - Nomeado por Lula, aliado de Emanuelzinho e Fávaro é acusado de liderar fraude milionária no TJMT
  • Pelando - Cezar Black e Jenny Miranda são flagrados aos beijos em restaurante
  • Geral - Paolla Oliveira flagra Diogo Nogueira vidrado em cena de “Vale Tudo”