INSS alerta para perfil falso no Instagram que usa marca e identidade visual da instituição para aplicar golpes
Redação
ATENÇÃO
Um perfil falso com o nome assistencia_inss está utilizando indevidamente o nome, a marca e a identidade visual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Instagram, o que pode levar os internautas a acreditarem, equivocadamente, que se trata de um canal oficial. O próprio INSS alertou sobre a fraude e afirmou que o uso indevido de sua marca é crime, sujeito a penalidades legais.
A conta já foi denunciada à plataforma por se passar por uma instituição oficial. Em nota pública, o INSS pediu o apoio da população para denunciar páginas falsas como essa. Até o fechamento desta reportagem, o perfil ainda seguia ativo.
A maioria das nove postagens do perfil falso aborda notificações sobre descontos associativos em benefícios de aposentados e pensionistas. Algumas publicações são cópias espelhadas das postagens feitas nos canais oficiais do INSS, o que reforça a tentativa de enganar os usuários. Segundo o INSS, essas postagens sugerem falsamente facilidade para resolver pendências ou agilizar a liberação de valores, com o objetivo de aplicar golpes.
O instituto reforça que não realiza atendimentos por meio de redes sociais como Instagram, Facebook ou WhatsApp, e não solicita documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por esses canais.
O INSS orienta os cidadãos a ficarem atentos a promessas de reembolsos fáceis de descontos não autorizados em aposentadorias ou pensões. Somente os canais oficiais devem ser utilizados para obter informações ou fazer solicitações: o aplicativo e o site Meu INSS, o telefone 135, ou portais oficiais no Gov.br.
Outra dica importante é verificar se a conta nas redes sociais é oficial, o que pode ser confirmado por meio do selo azul de verificação ao lado do nome do perfil no Instagram — esse selo confirma a autenticidade da conta.
Para saber se os descontos associativos foram autorizados, a Agência Brasil disponibiliza orientações detalhadas para aposentados e pensionistas.