Enare recebe inscrições até o dia 19 para 5 mil vagas


 - Foto: Divulgação
18/09/2023 às 14:32
Redação

Oportunidade

Ao todo 114 instituições estão envolvidas no exame

Os interessados em participar do Exame Nacional de Residência (Enare) têm até o dia 19 de setembro para efetuar as inscrições. O certame, conduzido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), terá provas a serem realizadas no dia 29 de outubro em todas as capitais e cidades-polo. O Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT) faz parte da Rede Ebserh desde 2013.

Custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência são algumas das vantagens para os candidatos que participarão apresenta ainda benefícios para as instituições participantes a exemplo da menor quantidade vagas ociosas, além da eliminação de custos e carga burocrática da realização de exames individuais, o que amplia a qualificação da seleção.

Para a edição de 2023 – a quarta do Enare – são ofertadas 5.096 vagas, distribuídas em 3.151 na área médica e 1.945 nas modalidades uni e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e outras áreas da saúde, em diversos programas de 114 instituições de todo o país.

Vagas de Mato Grosso estão no Hospital Universitário Júlio Muller

No Estado do Mato Grosso, estão previstas 53 vagas para Residência Médica no Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), sendo um total de 16 programas de residência médica.

Para a residência multiprofissional, estão previstas 21 vagas, sendo 15 vagas para Saúde do Adulto e do Idoso com ênfase em atenção cardiovascular (para profissionais da enfermagem, serviço social, nutrição e psicologia) e 06 vagas para Gestão hospital para o SUS (para profissionais da enfermagem, saúde coletiva , farmácia e nutrição).

O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu. Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição, e, após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição, e após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.

A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma nova oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Avanço no BRT altera trânsito e intensifica frentes de trabalho em Cuiabá
  • Mundo - Documentário sugere que Hitler tinha síndrome genética rara
  • Pelando - Lorelay comenta polêmica com Claudia Leitte
  • Geral - Nico Puig emociona ao homenagear marido
  • Geral - Uniões estáveis superam casamentos formais em MT
  • Geral - Turistas atraídos pelo show do Guns N’ Roses impulsionam economia cuiabana
  • Política Brasil - Cattani reforça pedido para visitar Bolsonaro
  • Pelando - Giulia Costa relembra luta contra bulimia e expõe foto de período difícil
  • Política MT - Mauro Mendes destaca MT como referência nacional em gestão
  • Política Mundo - Tarifas de alimentos são reduzidas nos EUA