Casa de Sarita será extinta; Custo mensal ultrapassa R$ 300 mil
Suzana Agnello
Várzea Grande
A Casa de Sarita Baracat será extinta na atual gestão. Essa foi a informação anunciada pelo secretário de Assistência Social Gustavo Duarte. A declaração do gestor foi feita ao site Noveen nesta semana.
Segundo o gestor, o motivo seria o alto custo do local que só de aluguel ultrapassa os 20 mil reais mensais. Além disso, o custo total de manutenção do programa, quando em funcionamento, supera R$ 300.000 mil mensal. Ele também pontuou que esses valores são incompatíveis com a realidade financeira e estrutural da Secretaria de Assistência Social no momento.
A Casa de Sarita foi fechada logo após a derrota do ex-prefeito Kalil Baracat nas urnas. O local era de atendimento amplo para mulheres, entre elas em situação de violência doméstica.
Kalil já havia dispensado todos os servidores e fez o encerramento dos atendimentos às mulheres.
Durante a transição de governo, constatou-se que o imóvel destinado ao programa se encontrava em completo estado de abandono, situação que foi amplamente noticiada pela imprensa na época.
Diante desse cenário, foi decidido encerrar o funcionamento físico da Casa de Sarita. Entretanto, Gustavo diz ser fundamental ressaltar que o programa não será interrompido. Os atendimentos serão descentralizados e realizados diretamente nos bairros, garantindo a continuidade dos serviços sociais.
“Reafirmamos o compromisso da prefeita Flávia Moretti e da atual gestão com a ampliação e fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. Estamos empenhados em retomar iniciativas importantes, como o programa Elas Empreendem, além de assegurar que todos os atendimentos e serviços atribuídos à assistência social continuem funcionando plenamente, sempre priorizando as necessidades da população”, afirmou Gustavo Duarte, secretário da pasta.