UFMT mantém bonificação de 15% na nota do Enem para estudantes que cursaram ensino médio no estado


06/12/2024 às 13:52
Redação

UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) manteve a medida que oferece 15% de bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos que cursaram o Ensino Médio em Mato Grosso e concorrem a vagas em cursos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (6), após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Segundo a instituição, a medida vale apenas para a nota do Enem de 2024, e, para os próximos anos, o Consepe) deve se reunir para decidir se o benefício vai continuar.

A decisão foi mantida com 69% dos votos dos conselheiros. A reunião também contou com a presença de alunos, pais e professores.

No dia 21 de novembro, a universidade tinha revogado a medida, após repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a concessão do bônus inconstitucional.

Em resposta à suspensão, pais e estudantes fizeram um abaixo-assinado, que contou com mais de 1,7 mil assinaturas no documento protocolado no site da universidade no dia 25 de novembro.

A bonificação

A implantação da oferta de 15% de bonificação na nota do Enem para estudantes que se formaram em Mato Grosso foi aprovada pela UFMT em dezembro de 2023. Conforme o anúncio, o bônus deveria ser concedido a partir deste ano.

À época, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão informou que a nota prioriza estudantes que cursaram ensino médio integralmente no estado, seja na rede pública ou privada, e que também seriam contemplados os candidatos que concluíram o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou por meio de supletivo, desde que tenha sido no estado.

Fonte: g1MT

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Ator Mário Gomes é feito refém e tem R$ 50 mil roubados em casa
  • Pelando - Karine Alves assume namoro com ator Lincoln Tornado
  • Política Brasil - Aqui está uma versão reduzida do título: Barranco diz que viabilidade de Natasha será definida nos próximos meses
  • Política Brasil - Mauro critica ineficiência pública e alerta para entraves que freiam o agronegócio
  • Brasil - STF condena cinco ex-comandantes da PM do DF a 16 anos por omissão no 8 de Janeiro
  • Geral - Arlete Salles se afasta temporariamente de “Três Graças” por causa de gripe
  • Política MT - CCJR aguarda aval do TCE e coloca responsabilidade fiscal no centro do debate
  • Brasil - Poupança fecha novembro com saída líquida de R$ 2,8 bilhões, aponta Banco Central
  • Brasil - Brasil registra recorde de idosos trabalhando: 8,3 milhões estavam ocupados em 2024
  • Pelando - Regina Duarte é homenageada na Globo e sinaliza retorno à emissora