Conheça algumas leis de Várzea Grande para fortalecer campanha do Setembro Amarelo


01/09/2023 às 10:04
redação

Conscientização

Nesta sexta-feira (01), inicia-se o mês de setembro e também a campanha “Setembro Amarelo” a qual é uma das principais iniciativas de combate ao suicídio. Em Várzea Grande, a Câmara Municipal apresentou diversas leis e indicações as quais visam fortalecer a iniciativa. 
Em 2019, foi sancionada a Lei Municipal n° 4.456 a qual institui no calendário municipal o Setembro Amarelo. A norma foi proposta pelo ex-vereador Nilo Campos. Durante todo o mês, poderão ser desenvolvidas ações, destinadas à população, com os seguintes objetivos: alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas; contribuir para a redução dos casos de suicídios no município; estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre o problema; estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.
Outra legislação de autoria da Câmara é a 4.843/2021 que institui a “Marcha Contra o Suicídio”. A lei foi proposta pela vereadora Rosy Prado (UB). A vereadora relata que é fundamental fortalecer ações do Setembro Amarelo. 
Em 2022, de autoria da vereadora Professora Eucaris (MDB) foi sancionada a Lei Municipal n° 5008/2022 que dispõe sobre a capacitação de profissionais da saúde, da educação, da assistência social e da Guarda Municipal para atender as exigências da Lei 4456/2019. 
“Todos os vereadores apoiam essa causa. Estamos em busca de fazer o melhor para nossa população em todas as áreas. Com toda a certeza, o Setembro Amarelo é uma das principais campanhas do ano, pois vemos constantemente tragédias”, relata o presidente da Casa de Leis, o vereador Pedro Paulo Tolares – Pedrinho (UB).

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mundo - Documentário sugere que Hitler tinha síndrome genética rara
  • Pelando - Lorelay comenta polêmica com Claudia Leitte
  • Geral - Nico Puig emociona ao homenagear marido
  • Geral - Uniões estáveis superam casamentos formais em MT
  • Geral - Turistas atraídos pelo show do Guns N’ Roses impulsionam economia cuiabana
  • Política Brasil - Cattani reforça pedido para visitar Bolsonaro
  • Pelando - Giulia Costa relembra luta contra bulimia e expõe foto de período difícil
  • Política MT - Mauro Mendes destaca MT como referência nacional em gestão
  • Política Mundo - Tarifas de alimentos são reduzidas nos EUA
  • Pelando - Deborah Secco retoma papel de Bruna Surfistinha previsto para 2026