"Mato Grosso chama a atenção dos Emirados porque é um estado que vai muito bem", afirma embaixador


05/11/2024 às 10:00
Redação

Governo do estado

O embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Sidney Romeiro, destacou o grande potencial de Mato Grosso, enfatizando a segurança jurídica e o enorme potencial do Estado para o agronegócio.

A declaração foi feita durante reunião em Abu Dhabi, nesta terça-feira (04.11), com o governador Mauro Mendes, com a primeira-dama Virginia Mendes e com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.

Sidney Romeiro destacou que os Emirados Árabes é um país vibrante e próspero, com uma população diversificada, e faz investimentos em áreas estratégicas.

"O país possui um modelo de nação desenvolvida, com apenas 20% da economia dependente do petróleo e investimentos em áreas cruciais para o futuro, como a inteligência artificial", disse

O embaixador enfatizou a importância do Brasil para a segurança alimentar global e como Mato Grosso se destaca nesse cenário.

"Eles se preocupam muito com isso. E eu sempre digo a eles que o Brasil é uma federação, então há estados que não vão muito bem, mas há outros que estão de vento em popa, como é o caso de Mato Grosso: um estado forte, com segurança jurídica e um potencial enorme para o agronegócio’’, declarou.

Durante a reunião, o governador falou sobre o grande potencial do estado, especialmente na produção de biocombustíveis.

“Mato Grosso é um gigante do agronegócio brasileiro, e essa força se reflete em números expressivos. Em apenas seis anos, nos tornamos o segundo maior produtor de etanol em geral do país e o maior produtor de etanol de milho. Isso é um exemplo da força e da modernidade da nossa indústria”, relatou.

Mauro afirmou que Mato Grosso, além de ser um importante player comercial global, tem potencial para dobrar sua produção sem comprometer o meio ambiente.

“Nosso estado é líder no agronegócio, com produção robusta de carne, milho, soja, algodão, gergelim e etanol de milho. Nosso principal mercado é a China, e queremos ampliar nossa presença global. Podemos dobrar a produção sem desmatar, investindo em tecnologias como conversão de pastagens, genética, fertilizantes e irrigação”, explicou.

O governador ainda ressaltou que os robustos investimentos realizados nos últimos anos, alinhados a estratégias eficientes, têm sido fundamentais para o desenvolvimento do estado.

“Nós estamos investindo em infraestrutura e tecnologia para aumentar nossa produção e garantir a segurança alimentar. Já são mais de 6 mil km de novas estradas, e as duas maiores obras de infraestrutura do Brasil estão aqui: a ferrovia da Rumo e a BR-163, que o Governo de Mato Grosso assumiu para garantir a qualidade da obra. Como terceiro maior estado brasileiro em território, com três biomas e o segundo maior PIB do país, Mato Grosso é um exemplo de desenvolvimento com potencial para crescer ainda mais”, completou.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Como usar as notas do Enem para entrar em faculdades no exterior
  • Pelando - Raquel Brito rebate comentário sobre coceira íntima: “Sou higiênica”
  • Política MT - Vereadores de Cuiabá terão remuneração de R$ 64,6 mil por mês na próxima legislatura
  • Geral - Cientistas questionam o ‘teorema do macaco infinito’
  • Mundo - Sete estados têm o poder de decidir a eleição presidencial nos EUA; veja quais são e por quê
  • Brasil - Abertos cursos sobre educação étnico-racial e quilombola
  • Brasil - PF indicia fuzileiro naval e irmão por perseguição à família de Moraes
  • Política MT - STF analisa eleição antecipada para a Mesa Diretora da ALMT
  • Brasil - Davi Brito corta relação com Beatriz Reis na web e climão é exposto
  • Pelando - Sasha e o marido deixam de seguir Priscilla Alcântara após polêmicas