Formação integral prepara estudantes para além do ambiente acadêmico


 - Foto: Divulgação
14/08/2023 às 08:50
Metrópoles

Educação

Rotina corrida, orçamento apertado e dificuldades de transporte ao longo do dia. Essas são apenas algumas das questões a serem balanceadas pelos pais para encontrar atividades que somem ao aprendizado dos filhos. Nesse contexto, a educação de formação integral e em tempo integral se torna uma opção interessante na preparação durante a Educação Básica.

E esse modelo está em alta de acordo com o Censo Escolar 2022, que apontou um aumento de 4,8% no número de matrículas em escolas integrais desde 2018. Nessa metodologia, os estudantes passam sete ou mais horas no colégio desenvolvendo habilidades de diversas naturezas a partir de aulas eletivas e itinerários escolhidos pelos próprios estudantes.

O que parece uma novidade para alguns pais, é uma realidade desde a fundação da Escola Salesiana Brasília (ESB), como explica a coordenadora pedagógica da instituição, Eliane Moreira: “Na ESB, essas dimensões incluem aspectos comunicacionais, emocionais, cognitivos, de autocuidado, morais e éticos com significância social, baseando-se na integridade, na cidadania e nos valores humanos”.

“Em nossa rede de ensino, as escolas não são espaços apenas de aprendizagem acadêmica, elas buscam a compreensão profunda sobre como as crianças e jovens se desenvolvem.”

Eliane Moreira, coordenadora pedagógica da ESB

O maior objetivo da formação integral da Escola Salesiana é promover o autoconhecimento do estudante

Evolução

Para as famílias, o ambiente de formação integral da ESB possibilita não só o maior desenvolvimento dos filhos em áreas acadêmicas, como também representa um local seguro para deixá-los socializar e evoluir por meio de esportes, aulas de culinária e até linguagens computacionais.

Questionada sobre as vantagens desse tipo de ensino, a servidora pública e mãe de dois filhos, de 6 e 9 anos, Harlane Magalhães afirma que a ESB foi a escolha ideal por promover “uma maior socialização das crianças, além de maior segurança e agilidade na rotina delas, devido à ausência de deslocamentos na cidade ao longo do dia”.

As atividades no contraturno da Escola Salesiana Brasília estimulam as mais variadas áreas do desenvolvimento humano, como balé, capoeira, natação, parkour, horta orgânica, cozinha experimental, acompanhamento das lições de casa, oficina de leitura, cheerleader e robótica.

Para Giselle Cristina, bancária e mãe de um menino de 5 anos e uma menina de 2 anos, a instituição se tornou uma verdadeira rede de apoio. “A nossa opção foi investir na escola para que eles pudessem ter diversas atividades que não teríamos como levá-los se não fosse da forma que ocorre.”

“Então, na nossa avaliação, eles ganham muito mais ficando na escola e participando de tantas atividades do que voltando para casa depois da aula regular e, muitas vezes, ficando ociosos.”

Giselle Cristina, bancária e mãe de dois alunos da ESB

Atualização

Desde antes da época da pandemia, quando recursos digitais ganharam muita relevância, a ESB já contava com materiais on-line desde o Ensino Fundamental. Apresentada apenas como complemento tecnológico a partir do sexto ano, os estudantes já trocam os livros de papel pelos digitais, que são mais atualizados e sustentáveis.

“Nós trabalhamos também com diversas plataformas que trazem inteligência artificial como agregador desse desenvolvimento, do protagonismo e da autonomia do estudante na sua autogestão do processo de aprendizagem.”

Neusa Bueno, diretora-geral da ESB

A partir do sexto ano, os alunos usam livros digitais

A partir do sexto ano, os estudantes usam livros digitais

“Estamos atentos às demandas contemporâneas e, para responder de forma eficiente a esse processo acelerado, investimos em adequações curriculares e estruturais, que respondam a essas expectativas”, explica a diretora.

Além dos meios digitais, que contribuem com a preparação do estudante para o próprio projeto de vida e mercado de trabalho, o programa bilíngue tem lugar de destaque. Com cinco aulas semanais de língua inglesa, a escola busca promover a proficiência no idioma, que é um dos fatores que diferenciam um profissional no mercado atual.

Projeto de Vida

O principal objetivo da formação integral da Escola Salesiana é promover o autoconhecimento do estudante para que ele possa traçar o próprio projeto de vida com todas as ferramentas necessárias para tomar decisões importantes tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

A diretora Neusa Bueno defende que, a partir da tomada de consciência do estudante, ele se sentirá fortalecido para traçar com maior assertividade ações que permearão o futuro. “O Projeto de Vida é, portanto, um convite para tomar a vida nas próprias mãos, para descobrir a grandeza de decidir sobre a própria existência, com liberdade, responsabilidade e compromisso”, afirma.

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