Percent mostra virada de Lúdio sobre Abílio na retal final do 2º turno de Cuiabá
Redação
Cuiabá
Lúdio leva vantagem nos votos válidos com 53,2%
A pesquisa mais recente da Percent, encomendada pela TV Cuiabá e pelo Portal O Documento, revela uma virada no cenário eleitoral em Cuiabá. Faltando cinco dias para o segundo turno, Lúdio Cabral (PT) ultrapassou seu adversário, Abílio Brunini (PL), com 53,2% dos votos válidos, enquanto Abílio, que liderou no primeiro turno, caiu para 46,8%. Se a eleição fosse realizada hoje, Lúdio venceria com uma vantagem de aproximadamente 20 mil votos, afastando a possibilidade de um empate técnico.
No levantamento estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Lúdio manteve a liderança com 46,7%, contra 41% de Abílio. A migração de votos de eleitores de Eduardo Botelho (União Brasil) e Domingos Kennedy (MDB) foi apontada como o principal fator da virada, segundo o proprietário da Percent, Ronye Steffan. Lúdio teria ganho cerca de 25 pontos percentuais após o primeiro turno, enquanto Abílio viu sua vantagem diminuir.
A campanha de Lúdio, com uma mensagem de união, contrastou com a estratégia mais agressiva de Abílio, que tentou vincular seu adversário ao desgaste nacional do PT, sem sucesso até o momento. A pesquisa também mostrou que Abílio lidera o índice de rejeição com 41%, enquanto Lúdio tem 34,2%. A coleta de dados foi realizada entre 19 e 21 de outubro, com margem de erro de 2,83% e registro na Justiça Eleitoral (MT-09106/2024).