MEC lança guia de apoio do Programa Escola das Adolescências
Redação
MEC
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu o lançamento do Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional das Equipes Técnicas das Secretarias de Educação nesta quarta-feira, 9 de outubro. Esse é o segundo de um total de dez documentos de apoio que serão lançados em 2024 para auxiliar as redes de ensino na implementação do Programa Escola das Adolescências, cujo foco são os anos finais do ensino fundamental. O encontro, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), está disponível no canal do MEC no YouTube.
“O guia equilibra teoria com metodologia e prática e subsidia as redes de ensino com insumos técnicos para o aprimoramento da gestão”, disse a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Tereza Farias. “O material apresenta conceitos sobre adolescências, equidade e procedimentos de gestão, além de oferecer instrumentos metodológicos que apoiam as rotinas de gestão das equipes de secretarias.”
Participantes – Estiveram presentes na reunião a superintendente da Secretaria?Estadual?de Educação de Alagoas, Fabiana Dias; o presidente estadual da Undime Ceará e secretário municipal de Educação de Jucás (CE), José Aurélio Marques; representantes do Comitê Nacional do Programa?Escola?das Adolescências?(Conapea); as especialistas em educação Ednéia Gonçalves e Rita Jobim; e a técnica da Rede Nacional de Articuladores Técnicos do Programa Escola das Adolescências (Renapea) pela Seduc Pará, Adriana de Jesus.
Guia?–?O guia e? um recurso técnico do?eixo de?desenvolvimento profissional do?Programa?Escola das Adolescências?e?apresenta?recomendações?para?a atuação das?equipes?técnicas de?anos finais das?secretarias?de educação. Assim,?oferece?insumos?e estratégias?para?apoiar?o desenvolvimento profissional?das?equipes.??
O documento?destaca as potencialidades de colaboração entre os diferentes entes federativos para a redução de desigualdades educacionais nos?anos?finais. Isso é feito?no diálogo com os interesses,?os?contextos e?as?demandas?dos adolescentes, para a promoção de aprendizagens essenciais?nesse momento singular de desenvolvimento físico, emocional, intelectual, social e cultural.?O guia também?aponta para?a?necessidade da?recomposição de aprendizagens não consolidadas?e que ainda podem ser alcançadas?antes da transição para o?ensino?médio, de modo a diminuir o abandono?e a evasão escolar.
Escola?das?Adolescências?– O?Programa?Escola?das?Adolescências, instituído pela?Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que:?conecte-se?com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.??
A política inclui produção e divulgação de guias?de apoio técnico?sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva financeiramente?escolas priorizadas?segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso?escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.?