Papa Leão XIV: Americano Robert Prevost é eleito novo líder da igreja católica
NOVO CARDEAL
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo papa e adotou o nome de Leão XIV. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano, após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos no conclave chegaram a um consenso.
De perfil progressista e próximo ao papa Francisco, Prevost surgiu na sacada da Basílica de São Pedro logo após ser apresentado pelo cardeal Dominique Mamberti, que o proclamou em latim. Em seu primeiro discurso, o novo pontífice saudou os fiéis com uma mensagem de paz, relembrando as palavras de Cristo ressuscitado: “A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”.
Primeiro papa dos Estados Unidos, Prevost foi nomeado cardeal em 2023 e agora assume o comando da Igreja Católica em um momento de desafios, como a perda progressiva de fiéis e a responsabilidade de manter a popularidade de seu antecessor, além de definir se continuará a agenda reformista de Francisco. Em seu pronunciamento, reforçou a intenção de seguir uma Igreja sinodal e próxima dos que mais sofrem: “Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem”.
Natural de Chicago, Prevost desenvolveu boa parte de sua trajetória eclesiástica no Peru, país ao qual agradeceu em espanhol durante seu discurso, tornando-se o primeiro papa a usar outro idioma além do italiano em uma fala inaugural. Sua eleição confirma a expectativa de que os cardeais optariam por um nome alinhado à continuidade e ao perfil pragmático. Reservado e conciliador, ele também prestou homenagem ao papa anterior ao dizer: “Obrigado, papa Francisco”.
A escolha de Leão XIV seguiu o padrão das últimas eleições papais, ocorrendo já no segundo dia de conclave, assim como em 2005 e 2013. A fumaça branca surgiu após tentativas anteriores com fumaça preta, sinalizando votações inconclusivas na noite de quarta-feira (7) e na manhã desta quinta-feira. A confirmação do novo pontífice aconteceu minutos depois da fumaça branca, seguida pela tradicional proclamação do “habemus papam”.
A eleição acontece 17 dias após a morte de Francisco, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca. Sua morte ocorreu após um período de fragilidade de saúde, ainda que inesperada, e pouco tempo depois de ter recebido alta hospitalar por pneumonia. Durante seu papado de 12 anos, Francisco promoveu reformas significativas e buscou aproximar a Igreja dos fiéis em um cenário de declínio na adesão religiosa entre os mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.
Com a eleição de Leão XIV, chega ao fim oficialmente o período conhecido como Sé Vacante, no qual o cargo de liderança da Igreja Católica permanece vago entre a morte de um papa e a escolha de seu sucessor.
Fonte: G1