Candidatos e partidos devem entregar prestação de contas do 1º Turno até 5/11


09/10/2024 às 14:22
Redação

TSE

A Justiça Eleitoral lembra as candidatas, os candidatos e partidos políticos que o prazo para a entrega da prestação de contas final das Eleições Municipais de 2024 está se aproximando. Todos os envolvidos no pleito, inclusive aqueles que concorrem no segundo turno, devem prestar contas referentes ao primeiro turno até o dia 5 de novembro. O envio da documentação deve ser feito pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

Independente de estarem na disputa do segundo turno ou não, todas as candidatas, candidatos e partidos devem enviar a prestação de contas do primeiro turno até essa data. As regras para a prestação de contas eleitorais estão detalhadas na Lei nº 9.504/1997 e na Resolução TSE nº 23.607/2019.

Aqueles que concorrem no segundo turno têm até o dia 27 de outubro para arrecadar recursos e contrair despesas relacionadas à campanha. Após esse prazo, os recursos arrecadados e gastos relativos a esse turno deverão ser prestados em até 20 dias após sua realização, o que seria no dia 16 de novembro.

Vale ressaltar que, após o dia do pleito, a legislação permite a arrecadação de recursos apenas para a quitação de despesas contraídas e não pagas até o dia da eleição, com o prazo de quitação final sendo o mesmo da entrega da prestação de contas.

Este ano, a legislação prevê a possibilidade de os partidos assumirem dívidas de campanha não quitadas até o dia 6 de outubro. Contudo, essa decisão deve ser tomada pelo órgão nacional de direção partidária e apresentada na prestação de contas final. Nesses casos, o partido torna-se solidariamente responsável com a candidata ou candidato, e a existência de débitos não pode ser motivo para a rejeição das contas.

Para a quitação de dívidas, a arrecadação de recursos deve seguir as normas previstas na lei, respeitando os limites de doação e as fontes lícitas, além de ser movimentada exclusivamente pela conta de "doações para campanha" do partido.

“A Justiça Eleitoral reforça a importância do cumprimento dos prazos e das exigências legais para garantir a transparência e a regularidade no processo eleitoral”, ressaltou o assessor de contas eleitorais e partidárias do TRE-MT, Rodrigo Martins de Jesus.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Baixinha participa da entrega de brinquedos no bairro Pedra 90
  • Brasil - Helena e Ravi lideram ranking dos nomes mais escolhidos no Brasil em 2025
  • Política MT - Gallo reage a críticas e defende gestão fiscal do governo de MT
  • Mato Grosso - PM intensifica fiscalização durante as festas de fim de ano
  • Política Brasil - Pivetta critica governo federal e aponta Tarcísio como alternativa para unir o país
  • Política Brasil - Nova lei torna obrigatória a coleta de DNA de condenados em regime fechado
  • Mato Grosso - GM reforça operação contra uso de linhas cortantes durante férias escolares
  • Política MT - Tião projeta 2026 promissor e admite discussões sobre candidatura estadual
  • Mato Grosso - Taxas de fiscalização e licenças de funcionamento vencem em janeiro
  • Mundo - “Wicked” terá temporada inédita no Rio em 2026