Metade da população vai ter problema de saúde mental até aos 75 anos, revela estudo


 - Foto: Divulgação
02/08/2023 às 10:19
Isto é

Entenda!

Uma nova investigação científica, liderada por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália e da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, apurou que uma em cada duas pessoas com 75 ou mais anos vai desenvolver algum tipo de problema de saúde mental.

O estudo, liderado por John McGrath e Ronald Kessler, com colegas de 17 outros países, analisou dados globais de mais de 150 adultos, de 29 países, recolhidos entre 2011 e 2022. Foi agora publicado na revista científica The Lancet Psychiatry.

McGrath revela que os resultados mostram uma alta prevalência de problemas de saúde mental, com metade da população mundial a desenvolver pelo menos um problema até aos 75 anos de idade. “Os problemas mais comuns foram disturbios do humor, como a depressão e a ansiedade. Apuramos que o risco de algumas doenças mentais difere entre gêneros”, assinala o pesquisador.

Por exemplo, segundo os resultados do estudo, verificou-se que problemas como a depressão, fobias específicas e stress pós-traumático eram problemas mais comuns entre as mulheres. Por outro lado, entre homens eram mais comum a frequência de problemas como alcoolismo, depressão e fobias específicas.

Os pesquisadores assinalam que “o pico de idade para se registrarem os primeiros sintomas” foi aos 15 anos, com a média “aos 19 anos em homens e 20 em mulheres”. “Motiva a necessidade de investir em neurociência básica para perceber como é que estes distúrbios de desenvolvem”, consideram os cientistas.

Por sua vez, Kessler aponta que falta também investimento em serviços de saúde mental com foco principal nos jovens. “Ao perceber a idade a que estas doenças normalmente surgem, poderemos desenhar intervenções de saúde pública à medida e alocar recursos para garantir um apoio permanente e apropriado disponível para os indivíduos em risco”, termina.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Ex-ator mirim de “Chocolate com Pimenta” explica por que deixou a TV
  • Política MT - Presidente do TCE afirma que VG só destrava com intervenção do Estado
  • Entrevista - João Gomes relata preconceito por ser nordestino
  • Mato Grosso - Várzea Grande abre inscrições online para 4,5 mil vagas na rede municipal
  • Entrevista - Lucas Leto conta como conciliou “Dança dos Famosos” com “Vale Tudo”
  • Mato Grosso - Inscrições para Prêmio Anual de Jornalismo de MT encerram domingo
  • Política Brasil - Jayme critica “casta” que controla MT e sinaliza disputa em 2026
  • Entrevista - Léo Moura aposta em título do Flamengo na Libertadores
  • Mato Grosso - Cuiabá promove Dia D neste sábado em todas as unidades de saúde
  • Geral - Jota.pê é eleito Artista do Ano no Prêmio Potências