Beijo na boca faz diferença para o orgasmo feminino, aponta estudo


 - Foto: Divulgação
30/07/2023 às 10:04
Metrópoles

Pesquisa

“Beijo na boca é coisa do passado”? Apesar de existir muita gente que pense assim, há quem valorize muito o beijo na boca, principalmente dentro do contexto sexual. É o caso das mulheres. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Albany, 60% das mulheres consideram o beijo na boca determinante para prever a qualidade do sexo.

Ao mesmo tempo, o estudo também mostrou grandes diferenças no valor que homens e mulheres dão ao beijo. Enquanto 85% das mulheres disseram que não fariam sexo sem antes beijar o parceiro, apenas 50% dos homens afirmaram o mesmo.

Para a terapeuta sexual Dani Fontineli, o beijo erótico e apaixonado é capaz de provocar estímulos intensos como calor, calafrios e aumento da frequência cardíaca. “Essa sensação de êxtase, que começa nos lábios, acontece graças à grande presença de terminações nervosas e de múltiplos receptores com densa capacidade para perceber, explorar e transmitir informações para o cérebro”, afirma.

De forma orgânica, o beijo também desencadeia a liberação de alguns hormônios importantes para o orgasmo, como a dopamina e a serotonina (que aumentam o prazer), a epinefrina (que aumenta a frequência cardíaca, o tônus muscular e o suor) e a ocitocina (que gera bem-estar, afeto e confiança).

Além disso, também há a troca de testosterona, presente na saliva do homem e da mulher. “Essa troca ativa o sistema cerebral primário através da testosterona da saliva, aumentando a receptividade sexual feminina. Tanto a mucosa labial como a mucosa genital são inervadas pela medula. Porém, a mucosa labial está mais próxima do cérebro, recebendo os estímulos sexuais de uma maneira mais eficaz. Por isso que a boca tem um grande potencial erótico”, explica a sexóloga.

Entendendo que o beijo é essencial para a chegada ao orgasmo e para a manutenção de qualidade do sexo e do relacionamento em si, Fontineli dá três dicas para resgatar o desejo e beijar muito:

Comunicação aberta e sincera

“O primeiro passo para lidar com essa questão é promover uma comunicação aberta e sincera com seu parceiro. Digam o que estão sentindo, mostrem suas respectivas visões sobre o relacionamento. Por meio do diálogo, é possível identificar o que há de errado e buscar formas de reinventar a relação”.

Explorar fantasias e desejos

“A rotina é um dos fatores que contribui para reduzir a chama da paixão. Abra o jogo com seu parceiro sobre seus desejos, suas fantasias e necessidades sexuais. Permitam-se explorar novas experiências juntos para fortalecer a intimidade emocional e física. Vale lembrar apenas que qualquer novidade sexual deve ser bem consentida por ambos, para que não haja posteriormente frustrações que só irão piorar a relação”.

Ajuda profissional

“Se você e seu parceiro já tentaram alguns caminhos e ainda enfrentam dificuldades para reacender o desejo, a ajuda de um terapeuta sexual pode ser a solução. Na maioria dos casos, só um profissional consegue identificar o que está por trás da desconexão, possibilitando fazer um trabalho conjunto e personalizado para reavivar o desejo sexual”.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito