MEC abordará incentivo à ciência e tecnologia na oferta de tempo integral
Redação
MEC
Na próxima segunda-feira, 23 de setembro, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoverá o Webinário “A promoção da ciência e tecnologia na oferta de tempo integral, na perspectiva da educação integral”. O evento será realizado das 15h às 16h20 (horário de Brasília), por meio do canal do MEC no YouTube.
Para o Programa Escola em Tempo Integral, a ampliação, o aprofundamento e o acompanhamento pedagógico das aprendizagens prioritárias, a pesquisa e difusão científica, bem como práticas culturais, artísticas, esportivas, de lazer e de brincar e a educação profissional e tecnológica, são primordiais na constituição do referencial curricular da oferta de jornada escolar de tempo integral. A política também considera tecnologias da comunicação e informação, a cultura de paz e dos direitos humanos, a aprendizagem baseada na relação direta com a natureza, a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas de cuidado e saúde integral.
A fim de debater a organização do tempo integral atrelada à educação científica, participarão do webinário o coordenador de Projetos da SEB, Alexandre Falcão; a coordenadora-geral de Ensino Fundamental e do Programa Escola das Adolescências, Tereza Farias; a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Juana Nunes; o coordenador da Mostra Nacional de Feiras de Ciências do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Thiago Maduro; e a professora de química Nayonara Silva, de Mossoró (RN).
Feira de Ciências – O webinário antecede a 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que será recebida pelo MEC no dia 25 de setembro, no saguão do Anexo I do MEC, em Brasília (DF). Durante a feira, que ocorrerá das 14h às 18h, serão apresentados 24 projetos de ciências e engenharia de alunos do ensino básico de escolas públicas de 24 estados do Brasil. As iniciativas já foram apresentadas em feiras e mostras científicas fomentados por editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do MCTI. Participarão do evento cerca de 90 estudantes de todas as regiões do país.
Promovida pelo Fórum Nacional de Coordenadores de Feiras e Mostras Científicas, a Mostra Nacional de Feiras de Ciências reúne, anualmente, projetos científicos desenvolvidos por estudantes da educação básica, sob orientação de seus professores. A iniciativa é uma das mais importantes ações de popularização da ciência e divulgação científica, como parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Com caráter itinerante, o evento possibilita que os servidores do MEC, do MCTI, do CNPq e do Congresso Nacional interajam com jovens cientistas da educação básica e seus orientadores, em uma rica troca de experiências, a acontecer em Brasília.