Nill Marcondes ganha prêmio de Melhor Direção no 19º Fest Aruanda
Redação
Veja
O ator e diretor Nill Marcondes, que há 35 anos se destaca na cena artística brasileira, acaba de ser agraciado com o prêmio de Melhor Direção no 19º Fest Aruanda, realizado de 05 a 11 de dezembro de 2024, na cidade de João Pessoa – PB .
A 19ª edição do Festival, promovida pela Bolandeira Arte & Filmes, com apoio da UFPB e patrocínios de grandes nomes como Grupo Energisa, Cagepa, Itaú Cultural, PBGás e Armazém Paraíba, se consolida como um importante ponto de encontro para os profissionais da indústria audiovisual e para o público local, com entrada gratuita nos três turnos.
Nill Marcondes foi o grande vencedor da categoria Melhor Direção pelo curta-metragem “Suspiro” , um trabalho de intensa sensibilidade e maestria, que, curiosamente, não contou com diálogos. Ao dirigir “Suspiro”, Nill explorou uma narrativa que se construiu pela pura expressão visual e sensorial, destacando a importância da direção sem a necessidade de palavras, o que lhe conferiu uma visão inovadora e profunda. O filme também conquistou os prêmios de Melhor Edição , com Tiago A. Neves, e Melhor Ator , atribuído ao talentoso Buda Lira.
A cerimônia de encerramento do festival foi marcada pela presença de renomados diretores, patrocinadores, jornalistas e o público local, celebrando a força do cinema paraibano e os feitos dos artistas. Entre os homenageados da noite, destacam-se as atrizes Suzy Lopes e Lucy Alves, que receberam o Troféu Aruanda pela exibição das curtas “Atrito” e “Alma Negra, do Quilombo ao Baile”, respectivamente. A premiação também exaltou filmes e profissionais da indústria cinematográfica regional, reforçando a vitalidade do cinema nordestino e seu impacto cultural.
O curta-metragem “Suspiro” , que consagrou Nill Marcondes para o reconhecimento neste festival, é um marco em sua carreira como diretor. O filme é um exemplo de como o talento de Nill se destaca tanto na frente quanto atrás das câmeras. Sua trajetória no cinema e na TV, repleta de personagens complexos e de grandes características, sempre reflete a paixão e dedicação com que ele enfrenta cada novo desafio.
“Tô super feliz e surpreso, foi uma experiência incrível. O filme não tinha diálogos, então foi uma direção completamente visual, algo muito diferente. Ganhar esse prêmio no meu primeiro festival foi muito especial, e ainda levamos mais dois prêmios, de Edição e Melhor Ator Foi um momento incrível”, disse Nill.
O 19º Fest Aruanda também destacou outros talentos do cinema paraibano, como Fabi Melo, que levou o prêmio de Melhor Roteiro por “Nua” , e Alessandro Potter, vencedor de Melhor Fotografia por “Salvatério” . Já o filme “Nua” de Fabi Melo, foi agraciado com o Troféu Rodrigo Rocha/Cagepa de Melhor Curta Paraibano , consolidando-se como um dos grandes destaques do festival.
Fonte: Ofuxico