Enem 2024: conheça as matrizes de referência do exame utilizadas para guiar alunos nos estudos
Redação
ENEM
Tirar uma boa nota no Enem não é algo simples e fácil, mas também não é impossível. Já sabemos que as 180 questões da prova são corrigidas pelo método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), um método anti-chute.
Para um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), profissionais do Colégio Equação Certa destacam que além das disciplinas estudadas é importante também conhecer a estrutura da prova, e utilizá-la como guia para realizar as revisões.
Esse método é uma característica criada através da Matriz de Referência do Enem, ou seja, que determina como essa prova é realizada na composição das perguntas e de sua estrutura.
Assim, a estrutura do Enem é bastante específica e deve ser conhecida pelos alunos que desejam fazer o exame a fim de se sair bem, alcançar a nota desejada e ter um bom desempenho geral.
Matriz de Referência
O Ministério da Educação (Mec) definiu na matriz de referência do Enem os chamados eixos cognitivos, válidos para todas as áreas de conhecimento aplicadas no exame. São competências e habilidades fundamentais avaliadas para medir o desempenho na avaliação de nível nacional.
Confira no fim da reportagem o documento oficial do MEC com a Matriz de Referência do Enem.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
A Matriz de Referência do Enem funciona como um modo de fazer com que a estrutura da avaliação se mantenha no padrão estabelecido por essas orientações descritas no edital, possibilitando que nas diferentes edições, o conteúdo seja parecido.
Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, há 45 perguntas que englobam conhecimentos da Língua Portuguesa, Gramática, interpretação de texto, Literatura, Artes e língua estrangeira.
A matriz do Enem para esse conjunto de questões analisa nove competências da área e, para cada uma delas, três a quatro habilidades.
Matemática e suas Tecnologias
Nessa matriz, são exigidas habilidades como saber fazer diferentes tipos de cálculos e interpretar os contextos das questões para saber qual raciocínio matemático utilizar em busca da resposta.
Para a área da Matemática, a Matriz de Referência do Enem considera sete competências a serem identificadas dentre as alternativas de respostas e que serão escolhidas pelo candidato, com três a cinco habilidades.
Também fazem parte das diretrizes pontos como saber interpretar gráficos e tabelas relacionados com assuntos socioeconômicos, de natureza científica, além de aplicar cálculos de probabilidade em questões de estatística.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Química, Física e Biologia são disciplinas que compõem as 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para esse conjunto de conhecimentos do Enem, a matriz do exame determina oito competências com também três a cinco habilidades a serem testadas.
Nessa área de conhecimento, as habilidades são específicas para cada uma das três disciplinas de Ciências da Natureza, de forma que seja indispensável caprichar nos estudos e na revisão das matérias de todas elas para que você não perca pontos no exame.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Para as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia também são 45 questões com temas pertinentes aos conhecimentos da humanidade e pensamentos que cercam o ser humano.
Dessa forma, a matriz de Ciências Humanas e suas Tecnologias é necessário ter conhecimento de diferentes culturas, assim como suas divergências e semelhanças, entender as relações de poder e uso do espaço geográfico mundial, saber identificar os variados movimentos sociais, pensamentos contemporâneos e modernos, além de outros saberes fundamentais.
No total, foram definidas pelo Ministério da Educação seis competências com cinco habilidades cada.
Cronograma do Enem 2024
- Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
- Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
- Divulgação do gabarito: 20/11/2024
- Divulgação do resultado: 13/1/2025
Enem 2023
- Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.
Dia 5 de novembro:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
- Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.
Dia 10 de novembro:
- Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
Fonte: g1