Enem 2024: confira ferramenta gratuita que cria cronograma de estudos para as provas
Redação
Educação
O cronograma de estudos para o Enem é uma ferramenta importante no processo de preparação e planejamento dos estudos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afirmam especialistas em educação.
Com ele, os estudantes podem listar os conteúdos a serem estudados de cada matéria escolar e distribuí-los ao longo do tempo, por semana e até ao longo de meses. Dessa forma, os candidatos podem incluir os tópicos mais importantes e mais recorrentes no exame e definir o momento de estudo de cada um deles.
O Brasil Escola lançou uma ferramenta gratuita de cronograma de estudos para ajudar quem está se preparando para o Enem 2024.
As provas deste ano estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Confira a seguir como funciona o sistema.
Cronograma de estudos gratuito do Brasil Escola
O cronograma de estudos do Brasil Escola é uma ferramenta gratuita e intuitiva que permite ao estudante montar listas personalizadas com diferentes tópicos para estudos, das mais diversas disciplinas e áreas cobradas no Enem.
Confira a página inicial do cronograma:
Página do cronograma de estudos do Brasil Escola para o Enem.
Entre as matérias disponíveis na plataforma do cronograma, estão:
Biologia
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
Gramática
História da América
História do Brasil
História Geral
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Sociologia
A dica é estabelecer os conteúdos por prioridade, as quais incluem temáticas que o estudante possui maior dificuldade em entender, bem como os assuntos que mais caem nas provas do Enem, destaca o coordenador escolar Pedro Oscar.
Como funciona o cronograma de estudos do Brasil Escola para o Enem?
Ao entrar na página do cronograma de estudos para o Enem do Brasil Escola, o estudante terá acesso na coluna da esquerda às quinze matérias escolares disponíveis. Ao selecionar a disciplina, aparecerá na coluna da direita a relação dos assuntos. Para facilitar, as matérias são divididas por cor.
Veja no exemplo abaixo, onde a área de "Redação" foi escolhida e os tópicos de "Gêneros textuais", "Redação em concursos e vestibulares" e "Tipos textuais" foram selecionados.
Apresentação inicial das matérias para criar o cronograma de estudos para o Enem.
Após selecionar os tópicos, clique em "Visualizar seus cronogramas", na parte superior. Nesse mesmo local é possível visualizar a quantidade de tópicos escolhidos para cada matéria.
Parte superior da página do cronograma de estudos para o Enem.
Ao entrar na apresentação dos cronogramas da área escolhida, você pode abrir cada lista de assuntos (de cada tópico selecionado).
Lista de cronogramas por tópicos selecionados.
Para visualizar o cronograma, basta clicar em "Carregar cronograma". A página apresentará uma lista de links com temáticas e assuntos referentes a cada um dos tópicos selecionados. Ao clicar nos hiper links, será possível acessar artigos educativos e materiais didáticos escritos por professores e especialistas.
Página com lista de links para os estudantes acessarem artigos e páginas explicativas.
Com o cronograma de estudos para o Enem do Brasil Escola, o estudante tem acesso à lista dos assuntos e a diversos conteúdos explicativos para se aprofundar nos temas.
Além disso, poderá salvar seus cronogramas elaborados. Para isso, basta entrar na sua conta de cadastro do Brasil Escola. Caso não tenha cadastro, a inscrição é feita de forma simples e rápida. É possível entrar com os dados de acesso do Facebook e Google.
Tela de login da conta do Brasil Escola.
Pronto! Em poucos segundos, você consegue organizar um cronograma de estudos e chegar preparado para as provas do Enem 2024.
Provas do Enem 2024
As provas do Enem 2024 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro. O exame será composto por 180 questões objetivas e a redação. Veja como é a composição das provas a seguir:
Provas do Enem possuem 180 questões objetivas e uma redação.
Estude por meio das provas das edições anteriores do Enem aqui!
Fonte: Vestibular/BrasilEscola