Senador destaca ser necessário fazer Reforma Administrativa no Governo Federal para reduzir gastos
Divulgação
Larissa Malheiros
Brasil
O senador Mauro Carvalho (União -MT) destacou ser necessário que o Governo Federal faça uma Reforma Administrativa aliada a Reforma Tributária. Segundo o senador, não adianta impactar com impostos no bolso do cidadão e não reduzir os custos da máquina pública. A declaração do senador foi durante entrevista ao programa da rádio Conti , na manhã desta segunda-feira (17), em Cuiabá.
"A Reforma Administrativa deveria acontecer antes da Reforma Tributária. Mas, já que não é possível, poderíamos fazer as duas ao mesmo tempo. Mas, não há essa discussão em Brasília. Nós temos a obrigação de olhar a nossa casa", disse Carvalho que continuou a pontuar a necessidade de olhar para própria casa.
"A gente toda hora não está olhando para diminuir a conta de luz , a conta do supermercado? Para não perder a qualidade de vida da família, você acaba vendo quais as economias que são feitas dentro da sua casa. É isso que o Governo Federal tem que fazer. Se a gente não tiver este cuidado, então qualquer problema que eu faça, e tiver um desperdício enorme , aí aumento mais uma despesa, aumento imposto? ", questionou ele que disparou: Não faz sentido! Então, essa discussão, acho que devemos colocar o dedo na ferida e ir pra cima", disse.
Além disso, ele foi claro ao ressaltar sobre a diminuição da máquina pública.
"Temos que saber o quanto a máquina pública pode ser diminuída , mantendo a mesma eficiência e melhorando a qualidade de serviços. Isso que nós temos que fazer, não simplesmente ir para o Senado e só tratar de impostos. Não tem cabimento um negócio desse".
Carvalho disse ainda que não se pode fazer a Reforma Tributária sem olhar para dentro do próprio "umbigo" e saber quantos se pode economizar dentro de casa.
"Ninguém fala em Reforma Administrativa. Quer dizer que eu não tenho dever de casa nenhum , posso continuar com a minha casa gastando o que eu quiser, contratando gente como eu quiser. Então, não existe isso. Para fazer uma reforma neste país tem que ter a coragem que o governador Mauro Mendes teve, que fez as duas ao mesmo tempo. Ele fez a Reforma Administrativa diminuindo o custo da máquina, revisando todos os contratos , reduzindo o número de servidores e ao mesmo tempo foi conversado com comércio, com a indústria , com agro" explicou.
O senador falou que não se pode tratar só do caixa e a despesa interna ficar livre para gastar aquilo que bem entender ." Então nós tínhamos que estar discutindo junto a Reforma Tributária também a Reforma Administrativa. Porque essa sim, vai trazer grandes economias para o Governo Federal, para os estados e municípios e vai sobrar recursos suficientes para que a gente melhore os serviços prestados para toda sociedade brasileira", finalizou.