Exercícios físicos podem amenizar dores do Parkinson, aponta pesquisa


 - Foto: Divulgação
15/07/2023 às 15:17
Metrópoles

Veja

A resposta para reduzir as dores do Parkinson pode estar em uma velha recomendação dos médicos: a prática regular de exercícios físicos. Segundo uma pesquisa comandada por neurologistas brasileiros, manter uma rotina de atividades aeróbicas, como corridas e caminhadas, alivia as dores faciais provocadas pela doença.

A maioria dos pacientes com Parkinson experimenta dor em diferentes intensidades e regiões do corpo e, muitas vezes, ela não é considerada um sintoma relevante. “A dor é uma experiência subjetiva e complexa, influenciada por fatores físicos, emocionais e sociais. Reconhecer a dor como um sintoma importante do Parkinson e informar sobre ela ajuda os pacientes a adotarem uma abordagem mais ativa no tratamento“, explicou a neurocientista Marucia Chacur, uma das autoras do estudo em entrevista ao Metrópoles.

A pesquisa foi realizada por cientistas da USP em parceria com médicos do Hospital Sírio Libanês. O impacto dos exercícios físicos foi observado em ratos que tinham sintomas semelhantes aos da doença induzidos através de injeções. Parte dos roedores tinha de correr em uma esteira três vezes por semana ao longo dos 40 dias.

ilustração de um neurotransmissor afetado pelo Parkinson, ondas

Parkinson é a perda dos neurônios que produzem a dopamina no cérebro

Como foi feita a pesquisa?

Publicada em 2/6 na revista Neurotoxicity Research, a pesquisa avaliou a dor na face dos ratos a partir da incisão de filamentos de diferentes espessuras e com diferentes intensidades de força até que os animais demonstrassem indícios de dor. Quanto menor a espessura dos filamentos que causam desconforto, mais sensível o animal estava.

 

Embora não haja cura definitiva para o Parkinson no momento, os avanços na pesquisa com uso de terapias não medicamentosas, como o caso de exercícios físicos, estão proporcionando esperança e melhores opções de tratamento adjuvante”, completa Marucia.

Todos os ratos que praticavam exercícios demonstraram menos dor quando comparados com o segundo grupo, dos sedentários. “Os exercícios físicos, especialmente aqueles que visam fortalecer os músculos, podem melhorar a força e a flexibilidade, aliviando a sobrecarga nos músculos e articulações, melhorando a estabilidade e o equilíbrio dos pacientes e reduzindo a dor associada. Além dos efeitos diretos sobre a dor, os exercícios físicos também promovem o bem-estar geral. Eles ajudam a reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar”, reforça a neurocientista.

Os pesquisadores destacam, entretanto, que a recomendação de exercícios físicos para pacientes com Parkinson depende de condições de saúde individuais. “É crucial ter em mente que o tipo de atividade física deve ser adaptado às necessidades e limitações de cada indivíduo. A prática de exercícios físicos é geralmente recomendada para a maioria dos pacientes com Parkinson, mas a indicação deve levar em consideração o estágio da doença, a presença de comorbidades e um planejamento junto com o médico”, arremata a professora.

 

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito