Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira (30) após recesso de 15 dias para estudantes e professores


30/07/2024 às 08:10
Redação

Educação

A volta às aulas nas 648 escolas da rede estadual de ensino está marcada para esta terça-feira (30/07), após um período de 15 dias de férias. O recesso teve  início em 15 de julho. 

Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), o primeiro dia pós-férias é dedicado à recepção da comunidade estudantil, repasse de informes sobre a rotina escolar no semestre, além de outras atividades em sala de aula.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressalta a importância deste intervalo não apenas como um período de descanso, mas também como uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades fora do ambiente escolar.

Ele menciona o valor de atividades culturais, esportivas e de lazer que, além de proporcionarem diversão, ajudam a reforçar os vínculos familiares e sociais, essenciais para o crescimento socioemocional das crianças e jovens.

“Isso demonstra um comprometimento contínuo com a qualidade do ensino oferecido, garantindo que as estratégias pedagógicas sejam revisadas e adaptadas conforme a necessidade dos alunos”, diz Alan.

O secretário também reforça que, durante as férias, as secretarias das escolas continuaram suas atividades de atendimento ao público e preparatórias para a retomada das aulas. 

“Voltamos à rotina com o planejamento do semestre bem definido e com todos os afazeres rigorosamente em dia”, aponta.

A realização dessas atividades durante as férias é fundamental para assegurar uma experiência de aprendizagem mais eficaz. O secretário também observou que esse trabalho contínuo permite uma análise dos resultados obtidos no primeiro semestre, ajudando a orientar as ações futuras e ajustes no planejamento pedagógico. 

“Essa análise é crucial para que os educadores possam oferecer um ensino que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes”, disse Alan Porto, acrescentando que todos serão bem-vindos.

O diretor regional de educação do polo Alta Floresta, Claiton Perin, adianta que a DRE alinhou com as escolas da região um retorno às aulas com estudantes e professores ainda mais preparados e motivados. 

“As expectativas para o segundo semestre letivo são altas. Representa não apenas a retomada das atividades, mas um novo capítulo no desenvolvimento educacional. Sem contar que para muitos, será um período de preparação para o exame do Enem, nos dias 03 e 10 de novembro”, argumenta Claiton.

Silvia Figueiredo, diretora regional de Educação do polo Barra do Garças, conta que antes do recesso escolar a DRE realizou um alinhamento com as equipes gestoras das escolas, deixando tudo organizado para a volta às aulas. 

“Vamos retomar a rotina escolar nesta terça-feira com uma recepção calorosa aos estudantes e professores. Neste semestre, vamos continuar avançando nas metas da alfabetização, além de traçarmos novos desafios diante da constante evolução do ensino e da aprendizagem”, conclui Silvia.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Elenco de “Vale Tudo” faz apostas sobre quem matou Odete Roitman
  • Política MT - Moretti confirma apoio à possível candidatura de Tião da Zaeli a deputado estadual
  • Política MT - TJMT recebe lista sêxtupla para vaga de desembargador e reforça integração entre Judiciário e advocacia
  • Entrevista - Kaká sobre a Kings League no Brasil: “Vem para complementar, não competir”
  • Pelando - Natanzinho brinca sobre relógio “falso” dado a Wesley Safadão
  • Política MT - Mauro Mendes rebate críticas e diz que orçamento segue padrão adotado nos últimos anos
  • Política Brasil - Janaina acredita na permanência de Juarez Costa no MDB e afasta rumores sobre migração partidária
  • Mundo - Do ataque do Hamas ao cessar-fogo: dois anos que mudaram o Oriente Médio
  • Mato Grosso - Semob anuncia novas rotas para linhas 525B e A22 do transporte coletivo a partir de hoje (13)
  • Brasil - MEC encerra ciclo 2024 do Programa Pé-de-Meia e define prazo final para correções