Fórum estadual debate retomada do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Mato Grosso


26/07/2024 às 08:35
Redação

Prouni

Com o objetivo de retomar as contratações do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Mato Grosso para fortalecer a agricultura familiar no estado, gestores do setor participam, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), de um fórum estadual ampliado sobre o tema. O evento teve início nesta quinta-feira (25) e terá prosseguimento até esta sexta-feira (26) com a  participação de cerca de 180 pessoas. A realização é do ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf), com o apoio da AMM.

O Superintendente Federal do Desenvolvimento Agrário do MDA em Mato Grosso, Nelson Borges, explicou que uma das finalidades do fórum é nivelar informações e fazer os ajustes necessários para viabilizar a nova execução do programa no estado. “Percebemos que tem vários municípios com intenção de acessar o crédito, mas ainda não tem  a dinâmica de como fazer. Então, a ideia é que tanto a assistência técnica quanto a própria unidade técnica estadual possam fazer uma ação articulada, identificando e superando gargalos e, ao mesmo tempo, elaborando e fazendo uma nova dinâmica de contratação dos projetos”, explicou.

O consultor do ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Flávio Peixoto, destacou que a programação inclui a capacitação das empresas de assistência técnica e extensão rural públicas e privadas para realizar novas contratações em Mato Grosso.

Whats-App-Image-2024-07-25-at-09-38-42

Peixoto também destacou a participação das prefeituras para viabilizar a expansão do crédito no estado. “Por meio dos conselhos municipais, as prefeituras fazem o controle social da política pública. Orientam quais os agricultores residentes nos municípios que são elegíveis ao crédito e poderão dar todo o apoio na parte de infraestrutura e análise dos projetos. A prefeitura é parceira da política pública do programa nacional do crédito fundiário”, explicou.

Whats-App-Image-2024-07-25-at-09-38-41

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, foi representado pelo coordenador administrativo e financeiro da instituição, Cristian Périus, que destacou que a associação é parceira em iniciativas que fortaleçam políticas públicas que auxiliam no desenvolvimento dos municípios.

O evento também contou com a presença da secretária de estado da Agricultura Familiar, Andreia Carolina Domingues Fujioka, do presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso, Divino Martins, da superintendente da Unidade Técnica Estadual do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Mato Grosso, Karyna de Lima Bezerra, do diretor de Assistência técnica da Empaer, George Lima, entre outros.

Whats-App-Image-2024-07-25-at-09-39-30

Apoio ao agricultor - O Programa Nacional de Crédito Fundiário foi criado para fortalecer a agricultura familiar, com a intenção de levar o homem para o campo. A finalidade é dar sustentabilidade, produzir alimentos com subsídios necessários para que os agricultores se mantenham na terra, reduzindo a pobreza rural e fortalecendo a agricultura familiar no campo.

Whats-App-Image-2024-07-25-at-17-21-18

O teto de financiamento do programa é de R$ 280 mil por família, valor que pode ser financiado em sua totalidade. Entre os requisitos para acessar o crédito estão os seguintes: ter comprovada experiência na agricultura familiar nos últimos cinco anos; não ser servidor público federal, estadual e federal; não ter acessado outra política de reforma agrária; não ter restrições cadastrais, entre outros.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política MT - Governador em exercício pede que AL aprove projeto de apoio aos municípios ainda em 2024
  • Geral - Simpático e estiloso, Post Malone desembarca em São Paulo para show no Villa Mix
  • Brasil - Cresce número de lares com pessoas que moram sozinhas no Brasil, aponta IBGE
  • Brasil - Nill Marcondes ganha prêmio de Melhor Direção no 19º Fest Aruanda
  • Pelando - Tati Machado revela o sexo e o nome do bebê
  • Mundo - Depoimento caótico de Kanye West expõe comportamento doentio
  • Pelando - Maria Carol faz desabafo impactante sobre a morte de João Rebello: ‘Quanta dor’
  • Geral - Cientistas descobrem o local de origem dos sinais de rádio
  • Geral - Gugu, Toninho e Augusto é indicado ao prêmio de Melhor Documentário pela APCA
  • Política Brasil - Relator reduz o valor obrigatório do Fundeb para educação integral