Setasc firma parceria garantindo 6.700 vagas de cursos para a população em vulnerabilidade
Redação
Setasc
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) assinou, nesta terça-feira (23.07), o Termo de Cooperação Nº 27/2024 que destina 6.700 vagas, com bolsas integrais de cursos superiores e profissionalizantes, para pessoas em vulnerabilidade social. O termo contou com a assinatura da primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes e representantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Poder Judiciário, município de Várzea Grande e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
As bolsas integrais serão concedidos pelo Centro Universitário Univag, na modalidade presencial e ensino à distância (EAD), e destinadas prioritariamente à população de baixa renda, alunos de escolas públicas, vítimas de violência doméstica, população carcerária privada de liberdade, ou em qualquer tipo de pena, e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas , incluindo egressos.
“Este termo vai proporcionar às pessoas que desejam conquistar uma profissão e iniciar uma carreira no mercado de trabalho ou como empreendedor. Reconheço isso como um avanço”, disse a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.
A secretária de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Grasi Bugalho, afirmou que este projeto vem para agregar outros programas do Governo do Estado, como o Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, que conta com 50 mil vagas de cursos profissionalizantes para os 141 municípios do Estado.
Legenda - Assinatura de Termo de Cooperação que destina 6.700 vagas de cursos superiores e profissionalizantes - Créditos - João Reis
“Essa cooperação entre universidade e poder público vai nos proporcionar atender a população com outros cursos que não estão previstas no contrato do SER Família Capacita. Muitas vezes temos dificuldades em colocá-los nos cursos, principalmente, as mulheres que são mães, chefes de família e ter essa oportunidade de qualificação é muito importante”, disse.
Um comitê gestor, formado por representantes das instituições envolvidas, acompanhará e fiscalizará o cumprimento do termo de cooperação. A indicação dos beneficiários que serão contemplados com a realização dos cursos, ficará a cargo da Setasc e do Município de Várzea Grande.
Para o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior, a qualificação profissional é uma ferramenta de inserção e permanência das pessoas no mundo do trabalho e, quando enxergamos por esse prisma, passamos a ver bolsas de estudos como bolsas de oportunidades.
Já o reitor do Univag, Drauzio Antonio Medeiros, disse que a parceria com o poder público é um passo a mais da instituição, no intuito de fortalecer o trabalho solidário.
“É um projeto que irá atender quem realmente necessita de um curso superior para sua qualificação. Não é para atender aquele que já tem uma qualificação, mas para atender realmente aquele que precisa”, afirmou.
Segundo a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o termo assinado traduz o esforço e compromisso de todos os poderes, com o intuito de contribuir na autonomia financeira das pessoas em vulnerabilidade social.
Legenda - Assinatura de Termo de Cooperação que destina 6.700 vagas de cursos superiores e profissionalizantes - Créditos - João Reis
“Não há avanço social, e ascensão profissional sem isso, o conhecimento é libertador, constrói realmente a pavimentação necessária para qualquer pessoa ter a sua dignidade garantida. Essas vagas são destinadas a população que está em vulnerabilidade, seja ela das mais variadas formas, todas são de grande alcance social e reverberando na nossa sociedade, por meio de famílias que estarão com a garantia de um futuro melhor”, salientou.
Com validade de cinco anos, o termo de cooperação prevê vagas para os cursos de graduação em Gestão de Recursos Humanos, Logística, Gestão Comercial, Gestão Pública, Comércio Exterior, Marketing, Pedagogia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Foram contempladas ainda vagas para cursos de extensão de formação empreendedora e profissionalizantes, como design de sobrancelhas, alongamento de cílios, panificação básica, confeitaria, entre outros.
Legenda - Assinatura de Termo de Cooperação que destina 6.700 vagas de cursos superiores e profissionalizantes - Créditos - João Reis
A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica contou também com a participação da secretária municipal de Assistência Social de Várzea Grande, Ana Cristina Vieira; o procurador-geral do município de Várzea Grande, Jomas Fulgêncio de Lima Júnior; o desembargador Hélio Nishiyama; o subprocurador-geral de Justiça Jurídico Institucional, Marcelo Ferra de Carvalho; o secretário-geral do MP, promotor de Justiça Adriano Augusto Streicher de Souza; a promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, entre outras autoridades.