Suco de laranja melhora a imunidade? Veja quais alimentos contribuem para evitar doenças
Redação
Entenda
Basta um ou dois espirros e a garganta arranhando para que alguém lembre que o suco de laranja como uma medida eficiente para tentar evitar a chegada de um novo resfriado.
Muitas vezes a sugestão vem acompanhada de receitas como a mistura de limão e mel ou chá de gengibre para aliviar o incômodo na garganta e melhorar a imunidade.
Mas tomar suco de laranja quando já está doente realmente ajuda a combater o resfriado?
Antes de responder a essa pergunta é preciso lembrar que o sistema imunológico é o responsável por fornecer a defesa contra agentes patogênicos. Esse sistema pode ser forte ou fraco, algo que depende de fatores como alimentação, variações hormonais e doenças crônicas.
Se esse sistema for fraco, há uma tendência maior de contrair infecções e também de que essas infecções se desenvolvam e se tornem mais graves.
E é nesse cenário que atuam alimentos como o suco de laranja.
Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), explica que os sucos de frutas cítricas, como a laranja, são ótimas fontes de vitamina C e vitamina B9.
"Essas vitaminas têm um papel muito importante na manutenção da integridade das barreiras imunológicas, elas são suporte para muitas células imunológicas", comenta.
Além disso, a vitamina C também é um poderoso antioxidante, propriedade que auxilia na diminuição das inflamações – algo característico da resposta imune.
Raissa Vianna, pós-graduada em Nutrição Clínica-Hospitalar e Nutrição Esportiva e nutricionista no Hospital Sírio-Libanês, também lembra que a laranja tem compostos como a hesperidina e naringenina, capazes de inibir a replicação de alguns vírus.
Considerando essas propriedades, Durval pontua que o suco de laranja pode ajudar a reduzir o tempo de duração da doença, sendo relativamente efetivo ingerir o alimento mesmo já estando resfriado, por exemplo.
Beber suco auxilia na hidratação, algo muito importante no processo de recuperação, e pode ser boa fonte de ingestão calórica – um benefício quando se perde o apetite por causa de alguma doença.
Apesar das propriedades benéficas do suco de laranja, os nutricionistas lembram que não existem alimentos milagrosos que são sozinhos capazes de melhorar a imunidade ou promover a recuperação de uma doença.
Alimentos x doenças
Ainda que o suco de laranja seja conhecido pelas vitaminas que fortalecem a imunidade, ele não é o único alimento que pode ser consumido com esse objetivo.
Os nutricionistas lembram que uma alimentação saudável é fundamental para a manutenção de um sistema imunológico forte.
"A melhor forma de fortalecer o sistema imunológico é ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, carboidratos integrais, legumes e verduras, e um estilo de vida saudável, com atividade física regular", recomenda Raissa Vianna.
Entre os alimentos que podem ser benéficos, eles destacam que frutas e vegetais são os grupos que em geral fornecem a maior quantidade de vitaminais relacionadas à melhora da imunidade.
Veja abaixo uma lista de cinco alimentos que podem ser consumidos para ajudar a evitar doenças:
Alho
O alho é um dos alimentos bons para a imunidade. — Foto: Ana Moscatelli/Arte g1
- Contém a substância alicina, conhecida por sua ação anti-infecciosa e anti-inflamatória;
- Também tem propriedades antimicrobianas que podem ajudar a combater agentes patógenos;
- Deve ser consumido, de preferência, cru ou esmagado.
Cebola
A cebola tem propriedades antioxidantes que reduzem inflamações. — Foto: Ana Moscatelli/Arte g1
- Além de ser ótima uma combinação com o alho, é rica em vitamina C e vitaminas do complexo B;
- Tem ação antibacteriana, anti-inflamatória, antifúngica e antioxidante;
- Pode ser consumida cozida, mas crua há uma preservação maior dos nutrientes.
Vegetais crucíferos
Os vegetais crucíferos ajudam a proteger contra doenças. — Foto: Ana Moscatelli/Arte g1
- Grupo de vegetais composto por alimentos como brócolis, couve-flor, repolho e espinafre;
- São ricos em betacaroteno, potássio e compostos fenólicos, substâncias que são anti-oxidantes e anti-inflamatórias;
- Preferencialmente, devem ser consumidos crus ou no vapor.
Frutas cítricas
As frutas cítricas contêm vitamina C, boa para imunidade. — Foto: Ana Moscatelli/Arte g1
- Além da laranja, as demais frutas cítricas como acerola, limão, kiwi e tangerina são importantes para o fortalecimento da imunidade;
- Possuem grande quantidade de fibras e vitamina C, que estimula o funcionamento das células de defesa e tem ação anti-inflamatória;
- As frutas podem ser ingeridas in natura ou em sucos e vitaminas. No caso dos sucos, é indicado que o consumo seja feito imediatamente após o preparo porque a vitamina C é facilmente degradada quando exposta à luz e ao calor
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas são ricas em vitamina B e antioxidantes. — Foto: Ana Moscatelli/Arte g1
- Além de muito saborosas, as frutas vermelhas, como o morango, a romã e a amora, por exemplo, são boas para o fortalecimento da imunidade;
- São ricas em vitamina C e vitaminas do complexo B, ótimos antioxidantes;
- Podem ser consumidas in natura, adicionadas a iogurtes, ou em sucos, vitaminas e geleias. Também pode ser utilizadas para o preparo de chás.
Fonte: g1