'Enem dos concursos': governo volta atrás e decide oferecer folha para anotação de respostas


Foto: Daniel Cymbalista/Fotoarena/Estadão Conteúdo  - Foto: Foto: Daniel Cymbalista/Fotoarena/Estadão Conteúdo ‘Enem dos concursos’: veja o novo cronograma
19/07/2024 às 17:18
Redação

CNU: Enem dos Concursos

Os inscritos no "Enem dos concursos", ou CNU, receberão duas folhas, que poderão ser levadas para casa, para anotar as alternativas que irão colocar nas provas, no dia 18 de agosto.

A decisão foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), que é o responsável pelo concurso, na noite desta quinta-feira (18).

A mudança faz parte de acordo em ação civil pública da Defensoria Pública da União. Antes disso, o governo havia determinado que os candidatos não poderiam levar qualquer tipo de anotação. Caso contrário, correriam o risco de eliminação.

“Inicialmente, a decisão de não fornecer essas folhas foi tomada por motivos de segurança, conforme orientações de órgãos federais que apontaram o uso dessas folhas por quadrilhas para fraudar concursos. No entanto, entendemos as expectativas e o direito dos candidatos de registrar suas respostas", disse o coordenador-geral de Logística do CNU, Alexandre Retamal.

Agora, o governo informou que serão entregues duas folhas para anotação das respostas, uma para as provas no período da manhã e outra, à tarde. Elas serão uma espécie de rascunho do cartão de respostas, com o número exato de questões de cada turno.

"A folha da manhã não pode ser levada para dentro da sala no período da tarde, devendo ser guardada no envelope oferecido pelos fiscais para guardar utensílios pessoais como telefones e chaves", afirmou o MGI.

Além disso, segundo o ministério, aqueles que desejarem levar para a casa as folhas com as anotações deverão aguardar até os últimos 30 minutos de prova.

Concurso unificado

concurso inédito acontecerá no dia 18 de agosto. Inicialmente, o exame seria aplicado em 5 de maio, mas foi adiado dois dias antes por causa da chuva histórica que atingiu o Rio Grande do Sul.

No começo de julho, o novo cronograma completo do concurso foi divulgado pelo Ministério da Gestão.

Também chamado de "Enem dos concursos", o concurso reúne 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os candidatos poderão concorrer a várias dessas oportunidades ao mesmo tempo.

Há vagas em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, e os salários iniciais vão até R$ 22,9 mil.

Mais de 2,1 milhões de pessoas estão inscritas na prova, o que é um recorde para concursos públicos, segundo o governo.

Para evitar fraudes e garantir a segurança de um evento tão grande, foi montada uma força-tarefa com mais de 215 mil agentes, incluindo as forças de segurança, profissionais de logística e fiscais de prova.

A lista final de aprovados no CNU será divulgada no dia 21 de novembro. Já a convocação para posse deve começar em janeiro de 2025.

Fonte: g1

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito