Serviço de Convivência trabalha a empatia com crianças e adolescentes


28/06/2024 às 16:12
Redação

Várzea Grande

Empatia é a habilidade de entender a necessidade do outro, suas dores e suas alegrias. E para fortalecer esse tema, alguns polos que atuam com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos resolveram desenvolver atividades onde crianças e adolescentes  vivenciam situações que resultem em atitudes solidárias, ajuda ou compartilhamento. 

No polo do Jardim Eldorado, por exemplo, a orientadora social Renita Barros, trabalhou nesta semana, com o seu grupo de crianças e adolescentes, várias atividades, dentre elas a dinâmica da lata da empatia, modo de se comunicar com o colega, reutilização de material descartável e  até o simples ato de molhar as plantas, como forma de observar a necessidade do outro. 

“É importante que eles saibam que neste plano todos nós dependemos uns dos outros, e que é preciso não só enxergar, mas se solidarizar, ou seja, ter empatia, e se colocar no lugar daquele que necessita de um olhar atento. Essas atitudes, ainda que simples, também são uma forma de amor ao próximo”, destacou a orientadora.

Renita lembra que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos não só trabalha essa temática, com a coloca em prática durante todos os encontros realizados. “As crianças e adolescentes participam ativamente das rodas de conversas onde vários assuntos são colocados em pauta, dentre eles o respeito pelos mais velhos, aos pais e educadores. Em nossas atividades, todos os materiais usados nas tarefas propostas para o dia, são compartilhados entre todos. E essas atitudes com certeza irão impactar de forma positiva a realidade ao nosso redor, pois crianças bem orientadas serão adultos mais conscientes”. 

Em relação ao meio ambiente, as crianças aprenderam que as plantas necessitam de água para se manter vistosas e alegres e que o ato de regá-las também é um ato de amor. “E essa é uma forma de empatia ao meio ambiente. Assim como limpar a calçada e juntar os lixos, tarefas que podem ser realizadas por qualquer pessoa”, observou a orientadora. 

A coordenadora da Proteção Social Básica, Bernadete Miranda, disse que todos os eixos temáticos são trabalhados com  muita responsabilidade e em todos os polos de atuação. “Temos uma equipe bastante ativa e todas realizam o seu trabalho de forma eficaz, tanto nos grupos de crianças e adolescentes como de idosos também. E esse é o nosso trabalho tem sido referência para outros municípios. O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  também tem a missão de auxiliar na manutenção de sentimentos, como cooperação, empatia, compaixão e gentileza e todos esses atos geram bem estar e felicidade, tanto para quem dá como para quem recebe”.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Ator Mário Gomes é feito refém e tem R$ 50 mil roubados em casa
  • Pelando - Karine Alves assume namoro com ator Lincoln Tornado
  • Política Brasil - Aqui está uma versão reduzida do título: Barranco diz que viabilidade de Natasha será definida nos próximos meses
  • Política Brasil - Mauro critica ineficiência pública e alerta para entraves que freiam o agronegócio
  • Brasil - STF condena cinco ex-comandantes da PM do DF a 16 anos por omissão no 8 de Janeiro
  • Geral - Arlete Salles se afasta temporariamente de “Três Graças” por causa de gripe
  • Política MT - CCJR aguarda aval do TCE e coloca responsabilidade fiscal no centro do debate
  • Brasil - Poupança fecha novembro com saída líquida de R$ 2,8 bilhões, aponta Banco Central
  • Brasil - Brasil registra recorde de idosos trabalhando: 8,3 milhões estavam ocupados em 2024
  • Pelando - Regina Duarte é homenageada na Globo e sinaliza retorno à emissora