Júlio Campos fala sobre as queimadas do pantanal mato-grossense


26/06/2024 às 10:31
Fabio Luz

Pantanal

Julio Campos diz que é preciso que as autoridades respeitem e ouçam mais os pantaneiros para que administrem melhor a situação das queimadas, não só agora no controle destas, como para evitá-las em situações pósteras

Hoje, quarta-feira (26), na ALMT, o deputado estadual, Julio Campos (União), falou sobre as queimadas que tem assolado dia e noite o pantanal mato-grossense e sinaliza que, embora em Mato Grosso a situação seja menos atemorizante que o do estado vizinho do sul, é preciso agir rápido e respeitar sobretudo o conhecimento de causa do pantaneiro que lá reside e tem experiência no assunto. 

"Entre o pantanal do Mato Grosso e do Mato Grosso Sul, pior está no Sul, que já está com uma onda de incêndio muito grande, principalmente Corumbá, que há mais de 15 ou 20 dias já não tem nem mais ar para respirar porque o fogo tomou conta de toda a região pantaneira lá vizinha Corumbá", diz Julio. 

"E nós temos alguns focos de incêndio aqui no norte, no pantanal do Norte, no nosso Pantanal do Mato Grosso, mas ainda está mais ou menos sob controle. Por exemplo, eu sou proprietário de um fazenda no pantanal, e a fazenda no município de Barão de Melgaço. Lá já vemos muitas fumaças, mas mais do lado de Corumbá do que do lado do Mato Grosso", complementa o deputado.

Julio Campos explica que a falta de gado tem contribuído para essa situação alarmante. "Não tem mais gado no Pantanal. Há mais de 20 anos não tem uma política de incentivo junto aos Bancos do Brasil ou BNDES, aos bancos públicos ou privados, para o financiamento dos produtores rurais do Pantanal adquirir novas matrizes, começar a produzir. Lá virou apenas algumas pousadas e, mesmo assim, agora são quase algumas decadentes. Então, quer dizer, sem uma população de gado naquela região, a situação ficará cada vez mais complicada. Quando se abandona aquele patrimônio, o que vai ocorrer é isso. Não há dinheiro que chegue para preservar", explica Campos.

"Então a SEMA, o Corpo de Bombeiro, o governo de Mato Grosso, precavidos já fizeram a operação do Pantanal; já estão com uma equipe completa, contrataram brigadeiristas e já convocaram os produtores. Os proprietários também estão lá para trabalhar em conjunto e eu acredito que se nós agilizamos com rapidez isso e teremos menos dificuldade do que teve o Pantanal do Mato Grosso do Sul", finaliza.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito