Bárbara Reis fica em segundo lugar no Miss Universo Brasil 2023

Redação
Concurso
A representante mato-grossense Bárbara Reis ficou em segundo lugar no Miss Brasil 2023, realizado na noite de sábado (8) em São Paulo.
O cargo de Miss Brasil ficou para a gaúcha, a miss Universo Rio Grande do Sul, Maria Brechane.
As concorrentes apresentaram com trajes típicos de seus estados. Depois, ao vivo, desfilaram com trajes de gala e de banho.Na etapa final, as misses foram desafiadas a falarem sobre temas específicos.
Natural de Sinop, Bárbara apresentou no palco do concurso um traje típico inspirado na população quilombola do Estado, nomeada de "Mucuache – a mensageira do rei do Congo".
“Mato Grosso é um dos poucos Estados do país que abriga comunidades quilombolas. Responsáveis por grande contribuição cultural, as comunidades representam resistência e força. Seja o Siriri e Cururu, o Rasqueado, o Congado, o traje faz uma alusão às cores e os encantamentos das danças típicas de Mato Grosso”, explicou.
Além da beleza, a representante de Mato Grosso carregava também sua história de vida e engajamento.
Violentada dos 8 aos 16 anos dentro de casa, ela conseguiu encontrar forças para denunciar o sofrimento que por anos passou em silêncio.
Foi na coroação do concurso em Mato Grosso, ocorrido em maio deste ano, que a miss decidiu contar sobre sua história, e assim explicar a importância da conscientização sobre o abuso sexual infantil.