Presidente do TCE faz alerta para ações de combate à desnutrição infantil em comunidades indígenas


Divulgação  - Foto: Divulgação Conselheiro-presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, recebeu a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso nesta segunda-feira (24)
25/06/2024 às 10:09
Redação

TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou a urgência de ações mais efetivas nas comunidades indígenas do estado, principalmente em relação à Saúde. Em reunião com a presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Eliane Xunakalo, nesta segunda-feira (24), solicitou um mapeamento da situação em Mato Grosso.

“A líder indígena nos procurou em busca de ajuda. Há um número enorme de crianças morrendo por desnutrição, perdendo a vida por falta de comida, falta Saúde, têm muitos indígenas na fila para cirurgia, exames, consultas, temos noticias de suicídio nas aldeias. Então, há uma necessidade emergencial de uma política diferenciada, mais do que nunca, para as nações indígenas de Mato Grosso”, salientou Sérgio Ricardo.

Frente ao relatado, o conselheiro-presidente destacou que o Tribunal de Contas vai cobrar políticas públicas que atendam as necessidades das nações indígenas de Mato Grosso. “Nosso olhar é muito atento para todas as desigualdades do estado de Mato Grosso e claro que também vai ser para os povos indígenas.”

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT

Ilustração

Conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, e a presidente da Fepoimt, Eliane Xunakalo. Clique aqui para ampliar.

Conforme Eliane Xunakalo, Mato Grosso tem cerca de 60 mil indígenas hoje, divididos em 43 povos, além dos que vivem em isolamento. “Há uma necessidade de políticas públicas. A gente tem o povo Xavante, por exemplo, que representa mais da metade dos indígenas do estado, com uma pauta muito emergencial, pois estão sofrendo uma mortalidade infantil enorme em função de desnutrição e outras questões sociais.”

A presidente destacou as expectativas positivas a partir da reunião no Tribunal de Contas. “Saímos daqui otimistas de que vamos ter um diálogo em todas as esferas, para que a gente possa formar uma aliança em favor dos povos indígenas do estado e ter soluções e ações concretas, especialmente em relação à desnutrição infantil, que é a questão mais grave. Porque, quando você consegue realmente ter a comida da forma que você foi criado, dentro da sua cultura e consegue tem saúde, você consegue resolver os outros problemas.”

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Governo Lula deve proibir uso do Bolsa Família para bets
  • Pelando - Isabel Veloso conta detalhes da gravidez e fala sobre o estado do câncer: ‘Tudo bem’
  • Pelando - Especialista fala sobre síndromes raras, como a que acomete a filha de Henrique Fogaça
  • Mundo - Planeta gélido alienígena pode oferecer pistas sobre o futuro distante da Terra
  • Brasil - Filha de Ticiane Pinheiro exala fofura em viagem
  • Geral - Por que k-drama O Amor Mora ao Lado é um sucesso mundial?
  • Pelando - Eliezer e Viih Tube vão se separar? Ex-BBB surpreende seguidores ao fazer anúncio em publicação
  • Mundo - Missão europeia partirá em 2026 em busca de terras habitáveis em outros planetas
  • Política Brasil - STF marca audiência pública para debater mercado de apostas online
  • Geral - Queridinha do TikTok, salada de melancia com queijo feta é ideal para dias quentes