Proposta de Botelho institui Dia da Bíblia em MT


24/06/2024 às 08:31
Redação

Eduardo Botelho

Mato Grosso deve instituir o Dia da Bíblia a ser comemorado, anualmente, no segundo domingo de dezembro. O Projeto de Lei 1220/2024, foi apresentado na sessão ordinária, desta quarta-feira (19), pelo deputado Eduardo Botelho, que é evangélico e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT. Após aprovação, a nova lei passará a constar no calendário oficial de eventos do Estado.

“Levando em consideração o atual momento em que se encontra, não só o nosso país, como o mundo, a Bíblia tem suma importância para nos guiar para um futuro melhor. Por isso, defendemos como fundamental este projeto”, avalia o deputado.

Na justificativa do projeto, Botelho destaca a história que registra a criação do Dia da Bíblia, em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI, para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.

No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e Estados Unidos os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública ocorreu com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo. A data foi reconhecida pela Lei Federal 10.335/2001, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia no Brasil.

“Ter um dia no calendário oficial do Estado de Mato Grosso para exaltar a Palavra de Deus, assim como no Brasil e no mundo, é a concretização de uma grande obra”, destaca Nilse Berlatto, presidente do diretório da SBB em Mato Grosso.

Distribuição da Bíblia Sagrada

Sobre a importância da proposta, Nilse traz à memória a história de Mary Jones, que viveu no século XIX, no país de Gales. Aos nove anos de idade sonhava em adquirir um exemplar da Bíblia Sagrada, para isso trabalhou durante seis anos para juntar a quantia suficiente e caminhou por 40 km para adquirir um exemplar.

Esforço que não passou desapercebido, relata Nilse. Vendo sua atitude, alguns cristãos se reuniram e criaram, em 1804, a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira. Com a grandiosidade do projeto, em 1946, foram criadas as Sociedades Bíblicas Unidas, entre elas, a Sociedade Bíblica do Brasil, com a missão de promover a maior distribuição de Bíblias, numa linguagem e preço acessível.

“Hoje, verificar que um parlamentar se preocupa em criar um projeto de lei exaltando a Palavra de Deus, é acalentador. É testemunhar o que de melhor temos nesta terra. É dar honra a quem tem honra. É inculcar nas mentes e nos corações dos cristãos que a Bíblia precisa ser lembrada e exaltada em todo tempo”, afirma Nilse Berlatto.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito