Tribuna livre aborda importância do orientador social


20/06/2024 às 08:18
Redação

Cuiabá

Os servidores públicos efetivos do município de Cuiabá, Marcelo Lima Martins e Emanuelle Menezes, participaram de uma tribuna livre na sessão plenária desta terça-feira (18.06), na Câmara de Vereadores da capital. Eles falaram sobre a importância do orientador social, a convite do vereador Adevair Cabral (SD). 

“Somos orientadores sociais e fazemos parte da assistência social do município de Cuiabá e viemos fazer um pedido. O nosso cargo está definido como área finalística, mas corresponde a área meio”, declarou Marcelo, explicando que eles atuam nos Cras, Creas, Centro Pop e CCI e fazem o primeiro contato com as pessoas nessas unidades. 

“O primeiro contato da pessoa vulnerável é feito por nós, através do cadastro único, dos serviços de abordagem, que abrem as portas para o benefício. Quem está no cadastro único faz toda a parte burocrática até liberar o benefício. No Centro Pop, primeiro o orientador faz a abordagem, encaminha para o centro, e faz a documentação até encaminhar para alguma unidade de acolhimento. Somos o primeiro contato de pessoas que buscam a assistência social”, explanou o servidor. 

Ele destaca ainda que a lei nº 369 é bem nítida quanto as atribuições do cargo com funções administrativas e finalísticas, onde há contato com o povo. “Pelo Conselho Nacional de Assistência Social é área meio. Então, é preciso corrigir esse equívoco em que foi destinado como área finalística o cargo de orientador social”, 

A orientadora social Emanuelle Menezes falou que eles são cerca de 50 servidores e, segundo ela, pela resolução de nº 009, o cargo tem atribuição com funções administrativas. “Fazemos ofício e toda a parte administrativa, além do atendimento ao público. Outra questão é que o antigo cargo extinto de orientador social é o de monitor social e eles são definidos como área meio. A desigualdade salarial é absurda e queremos que nossos cargos, carreiras e salários sejam equiparados com os de área meio”, pontuou. 

Por fim, o vereador Adevair destaca que essa é uma luta de há 2 anos dos servidores efetivos dessa categoria, juntamente com o Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (Sispumc). “Os orientadores sociais querem levar reivindicação oficialmente para a prefeitura, pedindo a mudança de área finalística para a área meio”, finalizou.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito