Uso de celular entre adolescentes: solução não é banir, avalia especialista


Foto: Carlos Mamani / AFP  - Foto: Foto: Carlos Mamani / AFP Imagem ilustrativa mostra jovem com caderno e celular na mão
17/06/2024 às 09:10
Redação

Entenda

Para Lucia Dellagnelo, doutora em educação pela Universidade Harvard e consultora de políticas de educação digital do Banco Mundial, a discussão sobre celular entre adolescentes nas escolas foca no ponto errado ao defender que o aparelho seja banido.

"O telefone celular é um acesso à internet. Ele permite comunicação, ele tem vários aspectos positivos. O que a gente quer banir é a participação nas redes sociais. E lembrando: redes sociais é uma parte da internet."

Em entrevista ao podcast O Assunto desta segunda-feira (17), Dellagnelo afirma que é preciso refletir sobre como usar tecnologias.

"Eu defendo não o banimento, mas que se discuta, em cada escola, como que serão as regras de uso de celular e fazer, claro, valer essas regras."

Para isso, é preciso avaliar e dosar o uso de tecnologias.

"A tecnologia pode nos levar para um ponto muito interessante da humanidade, a inteligência artificial está mostrando isso, mas também que é um ponto muito perigoso de polarização exacerbando todos os problemas sociais que a gente já tem."

Crianças

Dellagnelo também alerta que é importante diferenciar faixas etárias. Nos primeiros anos de vida até a chegada da adolescência, ela desaconselha o uso do celular.

"A criança até 12 anos, 13 anos, realmente, o mais importante para o desenvolvimento dela é interação com outras pessoas, a interação com os pais, com professores e, portanto, eu desaconselho o uso do celular nas nos primeiros anos de vida, principalmente nessa faixa etária."

Pai de duas crianças, o escritor e roteirista Antonio Prata também participa do episódio. Para ele, a permissividade exagerada com o uso dos eletrônicos na infância pode ter consequências na vida a adulta.

"Criança é uma máquina de pedir eles pedem sorvete antes do almoço, e o que que você faz? Não dá. Eles querem celular antes do 16? Pronto, não dá."

Fonte: g1

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito