74% das empresas brasileiras não atingiram metas de vendas em 2023, diz pesquisa


11/06/2024 às 15:25
Redação

Entenda

O Panorama de Vendas, levantamento da RD Station feito com cerca de 1.500 empresas e mais de 3 mil profissionais de marketing e de vendas de todas as regiões, portes e segmentos no Brasil, revelou que 74% das empresas consultadas não atingiram seus objetivos de vendas em 2023. Na pesquisa anterior, o percentual foi de 71%.

Erika Tornice Lopes, CRO da RD Station, explica que apesar de 66% dos profissionais afirmarem que ter processos bem definidos é a iniciativa mais importante para garantir resultados, quase 70% responderam não os ter de fato. “Percebemos ano a ano o aumento percentual de quem não consegue cumprir as metas e, assim como na última edição, nota-se a relação direta com a falta de processos e ferramentas adequadas”, diz.

A RD Station, plataforma de marketing digital, aponta que outro forte indicativo que pode estar impactando as vendas é que mais da metade dos respondentes afirmou não utilizar uma ferramenta de CRM.

Outras hipóteses levantadas pela RD Station ao longo do estudo para justificar o resultado seriam as metas desalinhadas com o objetivo macro das empresas que seriam pouco comunicadas ao time e a pouca integração com a área de marketing.

Apesar das dificuldades no cenário de 2023, as empresas demonstraram otimismo para 2024: 91% projetam crescimento em relação ao ano passado. Dentre estas, 44% projetam crescer entre 10% e 50%.

Ferramentas

O Panorama de Vendas 2024 apontou que tem aumentado a adoção do WhatsApp e de tecnologias com inteligência artificial como ferramentas de vendas. Em IA, os usos mais mencionados são para criação de conteúdo e copy (22%) e criação de pitch (discurso) de vendas (12%). Ainda sobre o uso, 55% apontaram maior produtividade do time como uma das maiores  vantagens.

Já o WhatsApp segue como o canal preferido dos respondentes no quesito sucesso no contato com o cliente ou oportunidade, sendo apontado por 70% como o canal que apresenta maior taxa de sucesso. O uso profissional do WhatsApp integrado aos demais canais de vendas também é apontado por 57% dos entrevistados como a principal tendência para 2024.

Fonte: IstoeDinheiro

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito