Bailarina de Iza critica vídeo de Reynaldo Gianecchini dançando 'Vogue': 'Parem de se apropriar do que não é de vocês'


Foto: Reprodução/Instagram  - Foto: Foto: Reprodução/Instagram Bailarina de Iza critica vídeo de Reynaldo Gianecchini dançando 'Vogue'
07/06/2024 às 09:59
Redação

Treta

Bailarino trans de Iza, Makayla Sabino se revoltou com o vídeo postado por Reynaldo Gianecchin em que o ator surge dançando 'Vogue", de salto, em uma aula para interpretar Mitzi/Tick, uma das drag queens protagonistas do musical “Priscilla, Rainha do Deserto”, que estreia nesta sexta-feira, em São Paulo.

Makala, que também já foi dançarina de Anitta, fez duras críticas ao ator, à profissional que ensinou a dança para Giane, de 51 anos, e aos colegas dançarinos que elogiaram o vídeo.

"Fico chocado em ver a galera do mundo da dança incentivando algo que está errado. Não está errado ele (Giane) querer aprender e estudar, mas está errado a forma como aconteceu. A pessoa que deu aula para ele ou montou aquela sequência não sabe absolutamente nada da cultura ballroom, que foi criado por e para pessoas trans e pretas. Uma pessoa cis e branca jamais conseguirá lhe passar a realidade e vivência desses movimentos, ela mesmo deveria ter esse senso. Não sabe que Madonna foi uma pessoa que se apropriou da cultura. É muito ruim ver isso sendo compartilhado como forma positiva", iniciou a dançarina em uma sequência de Stories em que aparece indignada.

"Me expliquem como uma pessoa branca, elitizada, que não conhece nada sobre o Vogue, porque está nítido ali em todas as movimentações. Como uma pessoa dá uma aula de uma cultura criada por e para pessoas trans, pretas e latinos. As pessoas aplaudem o errado. As pessoas estão se apropriando do que é nosso e não estão pagando. O Vogue é sobre o nosso dinheiro, a nossa vida, a nossa história. Aí chega uma pessoa branca para fazer uma coisa dessa", continuou.

"Não estou falando do Reynaldo em específico. Falo muito mais de uma profissional que dá uma aula daquela. Porque ele, talvez, está ali num momento de trabalho dele. Aí vocês falam porque bailarino não é valorizado. Parem de apoiar o que é errado. Parem de se apropriar do que não é de vocês", finalizou Makala.

Makayla Sabino é bailarina de Anitta — Foto: Instagram
Makayla Sabino é bailarina de Anitta — Foto: Instagram

Reynaldo Gianecchini mostra perfomance de 'Vogue' — Foto: Instagram
Reynaldo Gianecchini mostra perfomance de 'Vogue' — Foto: Instagram

Como em todos os trabalhos, Giane tem mergulhado de cabeça no projeto. Só que agora o desafio é outro.

“Estou num desafio gigante, que me tira da zona de conforto: uma drag queen no musical. A arte drag é umas cosias mais legais, difíceis e complexas. É uma arte linda que eu quero exaltar. Elas são muito completas, têm humor, são engraçadas, mudam a cara, têm aqueles figurinos exuberantes, elas cantam, dançam, é um universo de um artista de uma grandeza gigante”, disse ele ao EXTRA.

O ator conta como tem se preparado para encarnar uma drag nos palcos:

"Estou fazendo muita aula de dança e canto, intensivo. Não é só dançar, é dançar num salto 15. Esse trabalho me anima muito. Tenho muito respeito pelo meu trabalho e quero sempre engrandecer os personagens que eu faço. Estou levando muito a sério. Faço muitas aluas, e um processo de aprendizado. E fico feliz de cada diz estar vencendo obstáculos".

Giane, que nos últimos anos tem sido visto em papéis bem diferentes (como um abusador em "Bom dia "Verônica", por exemplo), diz que hoje procura priorizar "outras narrativas" e desafios que o tirem da zona de conforto.

“Hoje em dia, penso muito em me desafiar em lugares em que eu não me desafiei. E isso tem a ver menos com o personagem e mais com outras formas de atuação em outras narrativas. Sempre fiz uma novela e uma peça. No teatro, tive a oportunidade de fazer personagens bem diferentes que fogem um pouco da figura do galã. Na televisão, fiquei mais ou menos naquela zona de galã e alguns anti-heróis. Acho que tive boas oportunidades na televisão. Mas agora eu busco me exercitar em outras experiências que não na novela. Essa fase, para mim, já passou um pouco. Quero fazer coisas mais curtas, personagens com outras narrativas, e ainda sobra tempo para você viver um pouco. Estou nessa de deixar ver como os novos desafios vão me tirar da zona de conforto”, explica ele, longe das novelas desde 2019.

O musical tem ainda no elenco Diego Martins (interpretando a drag Felícia), Verônica Valenttino e Wallie Ruy, que vão reversar no papel de Bernadette Bassenger. Giane será Anthony "Tick" Belrose, peformer e draq queen com o nome de artístico de Mitiz Mitosis.

Reynaldo Gianecchini será uma das drag queens no musical “Priscilla, Rainha do Deserto” — Foto: Divulgação
Reynaldo Gianecchini será uma das drag queens no musical “Priscilla, Rainha do Deserto” — Foto: Divulgação

Reynaldo Gianecchini será encarnar Mitzi/Tick, uma das drag queens protagonistas do musical “Priscilla, Rainha do Deserto” — Foto: Divulgação
Reynaldo Gianecchini será encarnar Mitzi/Tick, uma das drag queens protagonistas do musical “Priscilla, Rainha do Deserto” — Foto: Divulgação

Fonte: ExtraGlobo

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito