Distância na nota do Enem cai entre escola pública e privada, aponta levantamento


Foto: Cristiano Mariz / Agência O GLOBO  - Foto:  Foto: Cristiano Mariz / Agência O GLOBO Apesar do desempenho médio entre a rede pública e privada estar se aproximando, o topo ainda é dominado pelas escolas particulares, que têm 483 das 500 maiores notas na redação
04/06/2024 às 08:20
Redação

Educação

A distância entre o desempenho de escolas públicas e privadas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) está caindo, aponta um levantamento do SAS Educação, obtido com exclusividade pelo GLOBO. Na Redação, a diferença entre as redes que já foi de 68%, em 2018, despencou para 35%, em 2022, último ano com dados disponíveis.

Essa distância caiu mesmo com um aumento de performance da rede privada. Os dados mostram que os alunos de escolas particulares passaram de 644 pontos, em 2018, para 747, em 2022. Já os da pública subiram em ritmo mais avançado, de 382 para 553.

Mas, apesar do desempenho médio estar se aproximando, o topo ainda é dominado pelas escolas privadas. Das 500 maiores notas na redação, 483 são instituições particulares de ensino e 17 são públicas.

Distância encurtada — Foto: Editoria de Arte
Distância encurtada — Foto: Editoria de Arte

Para as análises de desempenho, foram utilizadas as escolas que realizaram o Enem nos cinco anos consecutivos, de 2018 a 2022. Nessa amostragem, estão três mil escolas privadas e dez mil públicas. O SAS Educação é uma plataforma de ensino utilizada por 1,2 mil escolas no Brasil.

Além do aumento da nota média, também tem crescido o número de alunos que atinge pontuações mais altas. Em 2018, um a cada 37 candidatos tiveram nota igual ou superior a 900 na redação. Isso representa uma taxa de 2,7%. Em 2022, o percentual passou para 10,7%. É mais de um a cada 10 alunos nesse patamar de desempenho.

— O Enem criou padrões claros de correção da redação na última década e as escolas aprenderam a trabalhar isso com os alunos. Esse processo aconteceu primeiro nos colégios privados e agora os públicos. Mas eles ainda precisam avançar para ficarem mais competitivos — avalia Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações do SAS Educação. — E a redação se tornou fundamental dentro da prova porque muitas universidades definem pesos maiores para ela na hora da seleção de alunos. Então, quem tem nota maior, sai na frente.

Competências analisadas

A redação do Enem é corrigida com base em cinco competências: 1) domínio da escrita formal da Língua Portuguesa; 2) compreender o tema e não fugir da proposta da redação; 3) organização das ideias; 4) coesão e coerência; e 5) proposta de intervenção. Cada uma vale 200 pontos. O resultado máximo é 1.000. As maiores distâncias entre as redes estão nas competências 5 (146 pontos para os alunos da rede privada e 95 para as de escolas públicas, diferença de 51 pontos) e na 2 (168 e 125, uma diferença de 43).

O documento “A redação no Enem 2023 — cartilha do participante”, publicado todo ano pelo Inep com as regras e orientações para a prova, aponta que um texto para tirar boa nota na competência 5 precisa ter uma proposta de intervenção “detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto”.

Já na competência 2, que consiste em não fugir da proposta, é preciso desenvolver o tema proposto com “argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresentar excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo”.

Um estudo publicado em 2021 na Administração Pública da FGV-SP mostra que fatores socioeconômicos (como renda familiar, raça e nível de educação das mães) conseguem refletir até 68% da média das notas de estudantes analisados. Uma das explicações dos pesquisadores é a de que o repertório linguístico está bastante associado ao capital cultural da pessoa. Na avaliação de Cláudia Costin, presidente do Instituto Singularidades, isso explica a maior diferença entre estudantes da rede pública e privada nessas competências.

— O bom texto demanda competência de fazer inferências e isso está relacionado com repertorio cultural. Alunos de classe média, que frequentam mais a escola privada, têm mais acesso a livros, jornais, viajam com as famílias para museus e isso faz diferença. Mas um bom professor de escola pública consegue avançar nisso com seus alunos — afirmou Costin.

No entanto, Caledônio afirma que conseguir uma boa nota na redação do Enem não significa necessariamente que os estudantes brasileiros estão escrevendo bem, mas que estão cumprindo a tarefa exigida pelo teste.

— Os alunos aprendem a proposta da prova, o que é um caminho para a boa nota. Mas uma das competências em que as notas são mais baixas é a 1, que cobra a gramática.

Nela, os alunos de escolas privadas tiraram 136 pontos e os da pública ficaram com 108.

Provas objetivas

A distância que se observa na redação, no entanto, não se reflete nas provas objetivas. Nelas, Matemática tem a maior diferença entre as redes. As escolas privadas, em 2022, tiraram 609 e as públicas, 510, uma distância de 19%, a menor dos últimos cinco anos.

Já Linguagens possui a menor distância, de apenas 12%. As privadas conseguiram, em 2022, 555 pontos de média e as públicas atingiram 494. Essa também é a menor diferença entre as duas redes na série histórica analisada no estudo.

— Na escola pública, a redação só começa a ser ensinada no ensino médio e isso pode explicar a maior diferença nessa prova. Mas nos últimos anos algumas redes já estão se mobilizando mais para a prova e começando a dar aulas de redação no final do ensino fundamental — diz Costin.

O estudo mostra ainda que, das 500 maiores notas, 467 são de escolas particulares e 29 públicas, a maior parte de colégios da rede federal.

Fonte: oGlobo

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito