Cocô x k-pop: entenda a guerra de balões entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul


Foto: Reprodução g1  - Foto: Foto: Reprodução g1 Guerra de balões entre Coreia do Sul e Coreia do Norte.
31/05/2024 às 09:59
Redação

Entenda

O novo capítulo das provocações entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul inclui lixos, fezes, pen drives com músicas de k-pop, grãos de arroz, balões gigantes e até notas de dólar.

Além, é claro, de mísseis.

Na quarta-feira (29), cerca de 260 balões transportando sacos com itens de lixo e fezes pousaram em território da Coreia do Sul, em regiões de fronteira com a vizinha Coreia do Norte, que, mais tarde, confirmou ser responsável pelo envio, aproveitando as correntes de vento em direção ao sul.

Seul chamou a ação de "desumana, de baixo nível e nojenta". Disse ter achado, nas sacolas presas ao balões, pontas de cigarro, resíduos de baterias, garrafas plásticas e substâncias tóxicas como pedaços de fezes. Pediu que o governo rival parasse.

Mas Pyongyang afirmou que a provocação continuará e prometeu mandar "dezenas de vezes mais" balões que os enviados na quarta-feira.

A provocação, inusitada, vem da fúria do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com outra "arma" do país inimigo: o k-pop.

O gênero musical sul-coreano já vem sendo usado como elemento central da guerra cultural entre os dois países há anos, mas foi desde 2023 que ativistas da Coreia do Sul começaram a enviar, com mais frequência e de forma crescente, pen drives contendo músicas de bandas de k-pop.

O aumento da chuva de pen drives está ligado ao crescimento das tensões entre os dois países, depois de o governo norte-coreano revogar, em novembro do ano passado, um pacto de não agressão que os dois lados mantinham desde 2018.

Ilustração de Kim Jong-un cm um pen drive na boca, símbolo de uma fundação que arrecada pen drives para enviar conteúdo de K-pop à Coreia do Norte. — Foto: Divulgação/ Flash Drives for Freedom
Ilustração de Kim Jong-un cm um pen drive na boca, símbolo de uma fundação que arrecada pen drives para enviar conteúdo de K-pop à Coreia do Norte. — Foto: Divulgação/ Flash Drives for Freedom

O envio de k-pop em pen drives tem sido feito, principalmente, através de balões com inscrições contra o regime de Kim Jong-un -- e por isso a resposta de Pyongyang também pelo ar --, mas ativistas também têm usado garrafas plásticas enviadas aos vizinhos pelo mar, aproveitando correntes marítimas com direção ao norte.

Junto do pen drive, eles também mandam grãos de arroz -- há diversos relatos de que uma parcela importante da Coreia do Norte passa fome, e, segundo ativistas, agentes do governo confiscam com frequência a produção de plantações de pequenos produtores.

Há ainda quem coloque notas de dólares, em uma ação que pode ser tanto uma ajuda financeira aos vizinhos quanto uma provocação ao governo local, atualmente alinhado com países politicamente rivais aos Estados Unidos, como a Rússia e o Irã.

Nos EUA, há grupos que se dedicam justamente a ajudar nesse envio. A fundação Flash Drives for Freedom (Pen Drives para a Liberdade, em tradução do inglês), por exemplo, se dedica a arrecadar pen drives em Nova York, incluir conteúdos como músicas de k-pop, filmes de k-drama e informações sobre o regime norte-coreano.

Depois, membros da fundação na Coreia do Sul infiltram esse material em território norte-coreano -- por razões de segurança, o grupo não divulga a forma de envio.

Apesar da escalada das tensões com o regime vizinho, o governo da Coreia do Sul tem desencorajado ativistas a continuarem com a prática. Uma lei proibindo o lançamento de balões chegou a ser aprovada em 2021, mas foi derrubada pela Suprema Corte sob o argumento da liberdade de expressão.

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, a Coreia do Norte havia prometido uma "ação olho no olho" contra "coisas sujas" enviadas da Coreia do Sul.

“Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram os militares da Coreia do Sul em um comunicado.

Fonte: g1

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito