Airon Martin, da Misci: “Meu objetivo é que tenham orgulho do Brasil”


24/04/2024 às 11:01
Redação

Moda

A Misci desfilou sua nova coleção, batizada de Tenda Tripa, nesta terça-feira (23) em São Paulo. Pensada para transmitir a cultura do interior das mais diversas regiões do Brasil, a linha traz um novo momento para a marca brasileiríssima do designer Airon Martin. 

Agora, mais do que nunca, o foco não é só nas formas e modelos desfilados nas passarelas, mas os materiais: a label tem se destacado pela experimentação e desenvolvimento de matérias-primas próprias, com foco na responsabilidade ambiental.

“Eu tenho um olhar para a indústria que considero único”, disse Martin para a Forbes logo depois do desfile. “Gosto muito da pesquisa de matéria-prima, especialmente quando se trata de sustentabilidade. Acho que trouxemos inovações em matéria-prima que veremos nos próximos anos, mas que ainda não foram democratizadas em escala industrial”. 

Entre as iniciativas, a Misci tem investido em inovação e reutilização de tecidos. Nos últimos três anos, essa pesquisa de materiais tem sido protagonizada pelo látex e pela borracha, com Martin estabelecendo parcerias com fornecedores que desenvolvem materiais a partir da borracha natural da seringueira – além de quatro cooperativas de seringueiros da Amazônia e do Centro-Oeste. Exemplo disso é a transformação de retalhos de jeans em novos tecidos após a injeção de látex transparente, resultando em um mosaico de diferentes texturas. 

Outra inovação é uma nova versão do biocouro à base de plantas, desenvolvida em parceria com a empresa de materiais naturais Nova Kaeru. A linha, chamada  beLEAF, é obtida através do curtimento das folhas da planta orelha-de-elefante. O designer conta que sente orgulho de ver produtos nacionais dominando o mercado mundial da moda: “A gente vai ver muitas marcas globais usando, tenho certeza. O Brasil está iniciando um processo que será globalizado. Um exemplo é a beLEAF, nós usamos e depois a Louboutin usou”; 

O uso da fibra de buriti, feito por uma comunidade de artesãs do Maranhão, também faz parte do trabalho da marca. Sem contar em tecidos de algodão naturalmente coloridos e a seda nacional – incluindo o jeans de seda produzido no interior do país, com a Misci sendo pioneira na utilização desse material.

“Quando as pessoas compram ou veem uma peça da Misci e sabem que aquela matéria-prima é praticamente 100% feita nós, eu quero que sintam orgulho do Brasil. Acho que quem investe em mim deve sentir orgulho do que produzimos. Acredito que este é o meu principal objetivo”, finaliza Martin.

O desfile da marca contou com nomes ilustres da indústria, desde estilistas renomados, como Lenny Nieyemer e Natalie Klein, a personalidades da mídia – a exemplo de Maísa, João Guilherme, Sasha Meneghel, Emicida, Camila Coutinho, Malu Borges, Enzo Celulari, entre outros. 

 

Fonte: Forbes

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito