Geração Z no trabalho: 5 dicas para atrair e reter talentos da Geração Z, segundo especialista


22/04/2024 às 15:36
Redação

Entenda!

A Geração Z está em ascensão, não somente ingressando no mercado de trabalho, mas também assumindo cargos de liderança. De olho nesses profissionais e diante de um cenário bastante dinâmico e com muitas particularidades, a Randstad, empresa líder em soluções completas de recursos humanos, traz dicas valiosas e orientações essenciais para empresas e recrutadores que desejam superar os paradigmas corporativos, compreender melhor as novas expectativas do mercado, assim como atrair e reter esses jovens talentos. De acordo com o estudo Workmonitor 2024, realizado pela consultoria global, aproximadamente metade da Geração Z (46%) acredita que suas aspirações de carreira são mais intensas do que as demais gerações, e uma parte significativa relata que ainda não se sente compreendida pelas organizações (40%), o que pode gerar um grande desafio no ambiente corporativo.

“Os talentos estão à procura de empresas com ideais semelhantes aos seus, onde possam ser eles mesmos e trabalhar em conjunto com os empregadores. Porém, o estudo revela que 67% ainda escondem traços de suas personalidades e, mais da metade (55%), não se sente confortável em mostrar sua autenticidade no trabalho. Por essas e outras características, para atrair e reter esses talentos da Geração Z, será fundamental que as empresas entendam e se adaptem à uma série de peculiaridades, como abordagens mais inovadoras, investir em um ambiente de trabalho flexível, promover a diversidade e a inclusão, e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo”, diz Cindy Oliveira, gerente de recrutamento e seleção da Randstad Digital no Brasil.

 

Dicas e dados do estudo Workmonitor 2024 da Randstad que podem ajudar empresas e recrutadores a entender e encontrar os melhores talentos da Geração Z:

 

1. Tecnologia é mais do que uma ferramenta, é uma extensão de si: 69% da Geração Z espera que as empresas utilizem as tecnologias mais recentes para otimizar o trabalho e já estão testando caminhos e ferramentas para se capacitarem.

2. Ofereça propósito e esteja comprometido com causas sociais e ambientais: 47% da Geração Z não aceitaria um emprego se a empresa não estivesse alinhada com seus valores sociais e ambientais.

3. Flexibilidade e autonomia são essenciais: trabalho remoto é inegociável para 48% da Geração Z.

4. Forneça feedback constante e personalizado: mais de um quarto dos jovens da Geração Z ainda sente que não pode compartilhar suas opiniões livremente, por isso, é extremamente importante ouvi-los, ter conversas constantes, que sejam construtivas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

5. Ofereça aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal: para 80% desta geração, a qualificação e o desenvolvimento são importantes em seus empregos atuais e futuros, e 48% priorizam mais o treinamento e o desenvolvimento quando comparado aos profissionais mais experientes.

Perfil dos profissionais da Geração Z

 

Quem são

O primeiro passo é entender quais são as principais características dessa geração e qual sua expectativa no mundo do trabalho. Obviamente, é uma geração diversa com indivíduos autênticos. Mas, de maneira geral, por serem nativos digitais, possuem atributos que fazem parte de suas vidas desde a infância. Dominam smartphones, redes sociais e plataformas on-line com naturalidade e como ninguém. Por isso, dinamismo, criatividade e interatividade são palavras que definem bem esse perfil de talentos.

 

O que buscam

Trata-se de uma geração que procura por empresas que tenham missões e valores atrelados ao que consideram importante, com propósito claro e compromisso social, flexibilidade no trabalho e qualidade de vida. Além disso, buscam por oportunidades que ofereçam desenvolvimento profissional, acesso à tecnologia e uma remuneração atrativa.

 

Como se comunicam

Por serem hiperconectados, buscam informações e se comunicam de forma instantânea, preferencialmente online. Por isso, valorizam a rapidez, a eficiência e a conveniência.

 

Os desafios

Os principais desafios ao lidar com a Geração Z incluem entender suas preferências, lidar com sua ansiedade por reconhecimento e manter um ambiente atualizado com as tendências tecnológicas. Eles esperam acesso a ferramentas e plataformas modernas, pois valorizam a autonomia, a criatividade e a capacidade de promover inovação no trabalho.

Prender a atenção deles por muito tempo e atender à dinâmica de ter tudo de forma instantânea, seja informação, conteúdo ou entretenimento, também gera desafios constantes, principalmente para as lideranças das empresas que contam com equipes multigeracionais.

 

Processos seletivos

O processo ideal para estes jovens é eficiente, inovador, ágil e personalizado. Isso envolve o uso de comunicação digital, transparência sobre a cultura da empresa, simplificação do processo de candidatura, fornecimento de feedback a cada etapa do processo e realização de entrevistas virtuais.

 

Onde encontrá-los

Além dos canais tradicionais de atração, como banco de talentos, redes profissionais, como LinkedIn, a Geração Z também gosta de utilizar outras ferramentas, como o X (antigo Twitter) e o TikTok, na busca por oportunidades. Esses canais têm um potencial único para mostrar os bastidores do trabalho, além de fornecer dicas de carreira de forma mais descontraída, atraindo a visibilidade da Geração Z para as oportunidades abertas.

“Valorizar as características distintivas e contratar profissionais da Geração Z requer uma abordagem holística e adaptativa. As empresas precisam abraçar a mudança e cultivar uma cultura que promova a diversidade, a inclusão e o propósito. Somente assim será possível garantir o sucesso das organizações no futuro”, complementa Cindy.

Para ter acesso ao estudo completo Workmonitor 2024, clique aqui.

 

Sobre o Workmonitor 2024

Lançada em 2003, a pesquisa Workmonitor da Randstad agora abrange 34 mercados em todo o mundo, entre Europa, Ásia-Pacífico e Américas. O estudo é realizado no formato on-line entre pessoas de 18 a 67 anos, empregadas por pelo menos 24 horas por semana (mínimo 90%), comerciantes autônomos ou desempregados que pensam em procurar emprego no futuro. O painel Dynata é utilizado para fins de amostragem.

A pesquisa foi realizada entre 23 de outubro e 11 de novembro de 2023 com 27 mil profissionais na Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Singapura, Suécia, Suíça, Turquia.

 

 

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