Tá todo mundo gripado? Saiba como fortalecer a imunidade


22/04/2024 às 13:55
Redação

Dicas

Nessa época de outono/inverno, todo ano é a mesma coisa – os casos de gripe aumentam muito e parece que todo mundo está sentindo os sintomas. Isso acontece por conta da queda na temperatura, que é favorável para a sobrevivência dos vírus. Além disso, o frio ainda resseca as mucosas que revestem o nariz e a garganta, deixando-os mais vulneráveis.

A doença pode ser ainda pior se você não estiver com a imunidade em dia. Por isso, é essencial trabalhar para aumentá-la, especialmente nessa época do ano. Assim, é mais provável de você passar por essas estações sem grandes dificuldades com a saúde.

A seguir, veja como fazer isso apenas usando medidas simples e modificando hábitos do dia a dia:

Dicas para fortalecer a imunidade

Segundo o médico André Guanabara, a prática regular de exercícios físicos é uma das principais aliadas para fortalecer a imunidade. “A prática de atividades físicas por pelo menos 150 minutos semanais é altamente importante, pois ela ajuda na produção de células de defesa, além de melhorar a resposta do sistema imune”, diz.

O especialista explica que os exercícios reduzem a ocorrência de infecções respiratórias superiores, gripes e pneumonia. Isso sem contar que ajudam a ter níveis mais baixos de inflamação.

Ademais, uma boa alimentação também deve estar nos planos de quem quer aumentar a sua imunidade. Ela deve ser rica em nutrientes e minerais, pois assim vai auxiliar o organismo a funcionar melhor e prevenir o envelhecimento precoce.

Ainda de acordo com o médico, é preciso uma atenção especial ao estoque de vitaminas no organismo. “Vitaminas como D, C, Complexo B, Zinco, entre outras, são fundamentais para o fortalecimento da imunidade, pois atuam protegendo o organismo das infecções e dos radicais livres, atuando também como antioxidantes”, completa.

Gripe não é brincadeira

Por mais que geralmente não seja tão grave, se não tratada corretamente a gripe pode sim ser um perigo, especialmente para quem já tem alguma doença.

De acordo com estudo da Sanofi em parceria com a ALS Perception, realizado em fevereiro de 2024, 68% dos brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento que o vírus da Influenza pode causar o agravamento de doenças preexistentes, como problemas cardiovasculares. E, considerando que a gripe afeta cerca de 3,5 milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), isso é um grande perigo.

Ou seja, é essencial tomar medidas para melhorar a imunidade e evitar a gripe.

 

Fonte: Alto Astral

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Ao vivo, Leo Dias se revolta com matéria e ataca SBT: 'Estão de sacanagem'
  • Política MT - Fidelis fala do avanço e modernização da educação infantil em Várzea Grande
  • Política MT - “Fim trágico” dispara Mauro Mendes sobre a carreira de Emanuel Pinheiro
  • Política MT - Botelho estuda plano de mobilidade para Cuiabá superar a vergonha de 2014
  • Política MT - Max Russi revela que Júlio Campos pode ser 1º vice da Mesa Diretora
  • Mato Grosso - Cras Santa Maria dá início a projeto de canteiros de ervas aromáticas e medicinais
  • Política MT - Comissão de Agropecuária da ALMT aprecia 33 projetos de lei
  • Pelando - Hot! Gracyanne Barbosa lança lingerie
  • Mato Grosso - Secel-MT promove evento em parceria com Ministério da Cultura sobre incentivo a projetos culturais
  • Brasil - Marília Mendonça é a artista mais ouvida no Brasil em plataforma de streaming