Caravana de Rolls Royce e três dias de festa: o luxo e a extravagância dos casamentos indianos, que podem custar até R$ 4 milhões


divulgação  - Foto: divulgação Divulgação
13/04/2024 às 12:50
G1

Luxo

Muito além de tradições milenares, cerimônias que duram dias e apresentações cuidadosamente coreografadas, os casamentos indianos têm o poder de dar dimensão ao luxo ostentado pelas classes mais abastadas do país. Exemplo de tais extravagâncias foi o noivado bilionário do empresário Mukesh Ambani, que bancou a volta aos palcos de ninguém menos que Rihanna, em uma festa realizada no mês passado.

De acordo com o India Times, um dos principais veículos de imprensa do país, a cantora recebeu algo entre 8 e 9 milhões de dólares pela aparição. O caso pode ser visto como exceção, mas, de certa forma, também é regra. Bilionários ou não, indianos costumam fazer questão de que o casamento seja uma festa única, cheia de elementos extravagantes.

“Quando uma família indiana convida outras pessoas, é mais para mostrar 'o que somos capazes de fazer, quanto podemos gastar e o quão grande podemos fazer'. Pessoalmente não fizemos isso, mas já vi casamentos indianos em que há fogos de artifício e aparição de celebridades”, conta o cineasta Shihan Shoukath, de 29 anos anos, que se casou com Azmina Mohideen, 31, no luxuoso Palazzo Versace, em Dubai. "É um grande insulto não convidar alguém", complementa.

A cerimônia foi dividida em uma festa de três dias para 500 pessoas nos Emirados Árabes Unidos, um dos destinos de casamento mais procurados pelos indianos das classes mais altas.

Quanto custa um casamento na Índia

 

A organizadora de casamentos Jyoti Kohli, fundadora da empresa de eventos Oh! So Desi, que em tradução livre significa “Uau! Tão indiano”, confirma que contratar famosos, como rappers ou estrelas de Bollywood, é uma prática comum, mesmo com orçamentos um pouco menos generosos.

“Elas levam mais glamour e charme aos eventos”, conta. “Já realizei um casamento em Goa com celebridades que faziam aparições de dez minutos”. De acordo com Jyoti, o custo de uma presença VIP mais 'normal' (que não seja a Rihanna) pode chegar aos 340 mil dólares. As festas completas podem chegam aos 4 milhões de reais.

"Cada casamento é uma chance de trazer à vida a visão única de cada casal, não importa o orçamento", avalia Jyoti.

??Contexto: De maneira geral, a realidade da população indiana não se parece em quase nada com a de sua elite. Embora o PIB tenha quadruplicado em uma geração, 70% ainda vive em áreas rurais pobres, onde cerimônias coletivas são comuns e podem juntar até milhares de noivos.

"Na Índia, como em qualquer país com status econômico mais baixo, muitas pessoas se casam em locais muito baratos e rápidos", explica Shihan Shoukath. A brasileira Letícia Rastogi, do blog Letícia na Índia, conta que fez uma cerimônia de 150 pessoas, considerada mais compacta, por conta da pandemia de Covid-19. No Brasil, se casou no civil, mas a família do marido Peeyush Rastogi não abriu mão dos rituais festivos na Índia.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito