MEC debate programa para os anos finais do ensino fundamental


 - Foto: Divulgação
12/04/2024 às 08:43
Redação

Educação

O Ministério da Educação (MEC) reuniu-se virtualmente nesta quinta-feira, 11 de abril, com Grupo de Trabalho Interfederativo (GTI) dos anos finais do ensino fundamental para discutir o cronograma e os materiais orientadores da ação estratégica “Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas”. O GTI é composto por 53 técnicos indicados pelas secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).  

Neste evento, o MEC apresentou o planejamento atualizado da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, após os avanços com Secretários Estaduais e Municipais da Educação. A Semana da Escuta é uma ação estratégica nacional para a construção de um diagnóstico a partir da escuta ativa dos estudantes dos anos finais. 

Entre os resultados da reunião, foram delineadas estratégias de engajamento e comunicação conjunta entre estados, distrito federal e municípios. Além disso, foi definido um período maior para que a escuta possa ser realizada pelas redes, entre 13 e 27 de maio, acomodando a diversidade de calendários locais. Foi apresentado, ainda, o calendário dos webinários preparatórios para a Semana da Escuta, que acontecerão em 25 e 30 de abril, com transmissão pelos canais do MEC e do Conviva Educação, no YouTube. 

Segundo Márcia Cristina, técnica do GTI do estado de Alagoas, o trabalho conjunto feito por representantes do MEC, dos estados e dos municípios para construir a escuta ativa dos adolescentes é fundamental, pois esse é um público que precisa de grande atenção. Além disso, as perguntas que estarão no questionário permitem dialogar de forma significativa com os adolescentes e os resultados fornecerão importantes insumos para o Programa Escola das Adolescências. 

A proposta do programa Escola das Adolescências está organizada em três eixos:    

  • Governança;
  • Desenvolvimento Profissional;   
  • Organização Curricular e Pedagógica. 
     

A iniciativa busca melhorar a qualidade social da oferta dos anos finais do ensino fundamental, considerando as singularidades dos sujeitos da etapa, a focalização no apoio às transições escolares e as formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional, que promove a expansão e articulação de diferentes experiências formativas para a ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual. 

Diálogo  A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas é uma ação estratégica, que será realizada pelas redes estaduais e municipais em um período entre 13 e 27 de maio. Essa iniciativa é voltada a todas as turmas dos anos finais do ensino fundamental das redes estaduais, distrital ou municipais. Entre os pontos em destaque da escuta, estão: aprendizagem; participação; clima e convivência; e inovação.  

Para mais informações sobre a Semana da Escuta, o MEC disponibiliza a página do webinário prévio à iniciativa: “Escutar e Acolher na Escola das Adolescências”, em 25 de abril. A página do segundo webinário “Participar e Conviver na Escola das Adolescências”, que ocorrerá no dia 30 de abril, será disponibilizada em breve.   

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito